Dinamarca vai expulsar estrangeiros condenados a um ano de prisão

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 jan 2026 14:20

A Dinamarca vai expulsar automaticamente os estrangeiros condenados a penas de prisão de um ano ou mais por crimes graves, anunciou hoje o Governo, ao apresentar um novo conjunto de medidas para endurecer a sua política de imigração.

"Os estrangeiros condenados a pelo menos um ano de prisão por crimes graves, como agressão qualificada e violação, serão, por princípio, deportados", refere o Ministério da Imigração, em comunicado.

Até agora, as deportações não eram automáticas, em conformidade com as convenções internacionais que protegem a privacidade, a vida familiar e o tratamento desumano.

A Dinamarca tem uma das políticas de imigração mais duras da Europa, pelo que o Governo está a reforçar o controlo das fronteiras, a promover o regresso rápido dos imigrantes sem autorizações de residência e a considerar a externalização do processo dos pedidos de asilo para reduzir o fluxo migratório.

O objetivo assumido é reduzir "até zero" o número de requerentes de asilo.

O país defende também um reforço das fronteiras externas da União Europeia e a agilização dos regressos de migrantes em situação irregular aos seus países.

Foto: depositphotos

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 jan 2026 14:20

Editado porAndre Amaral  em  31 jan 2026 14:53

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.