​Índia e França elevam relação a Parceria Estratégica Global

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 fev 2026 15:14

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, elevaram hoje a relação bilateral ao nível de Parceria Estratégica Global Especial, visando reforçar a soberania face à atual incerteza geopolítica.

Com base nesta confiança e visão partilhada, hoje estabelecemos a nossa relação como uma Parceria Estratégica Global Especial", declarou o líder nacionalista hindu durante uma declaração conjunta na cidade indiana de Bombaim, oeste da Índia.

O novo estatuto coloca França no círculo próximo de Nova Deli, embora tecnicamente continue um degrau abaixo da Parceria Estratégica Especial e Privilegiada que a Índia reserva exclusivamente à Rússia.

A designação de privilégio atribuída a Moscovo reflete a partilha de informações nucleares e de mísseis que a Índia ainda não a divide integralmente com qualquer potência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

O novo pacto com França foca-se na soberania tecnológica do futuro, permitindo que ambos os países desenhem e fabriquem conjuntamente motores de aviação de 5.ª geração e os 26 caças Rafale Marine.

"Esta parceria não é apenas estratégica, mas, nos tempos turbulentos que vivemos hoje, representa uma aliança para a estabilidade global e o progresso global", afirmou Modi.

O acordo alcançado esta terça-feira no estado de Maharashtra visa transformar a Índia de cliente em parceiro industrial capaz de produzir armamento de última geração através da transferência de tecnologia.

As delegações da Índia e de França impulsionam hoje a negociação de um contrato de defesa avaliado em 42.000 milhões de dólares (35.460 milhões de euros), que inclui a compra dos caças Rafale Marine e o megaprojeto para fabricar outros 114 aviões de combate adicionais em solo indiano.

Para Modi, porém, a parceria estratégica entre a França e a Índia "não tem limites".

"Os laços entre a Índia e a França são muito especiais. A França é um dos mais antigos parceiros estratégicos da Índia. A parceria indo-francesa não tem limites. Estende-se desde as profundezas dos oceanos até às montanhas mais altas", sublinhou Modi.

"Partilhamos a ideia de que os desafios globais só podem ser resolvidos através de instituições multilaterais reformadas", afirmou Modi, sublinhando que "seja na Ucrânia, na Ásia ou na região Indo-Pacífica" a Índia apoia os esforços de paz em todas as regiões.

Por seu lado, Macron, no primeiro dia da sua quarta visita oficial à Índia, saudou a "notável aceleração" nas relações entre Paris e Nova Deli em resposta à "mudança na ordem internacional".

Os dois parceiros não querem "sofrer qualquer forma de hegemonia" nem "conflitos de alguns", prosseguiu o chefe de Estado francês, que frisou que os dois países "acreditam no comércio internacional" e rejeitam "métodos coercitivos", numa alusão à guerra tarifária imposta ao mundo pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 fev 2026 15:14

Editado porDulcina Mendes  em  17 fev 2026 20:19

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.