UE prolonga sanções contra Estado Islâmico e Al-Qaeda até Outubro de 2027

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 out 2026 14:14

O Conselho da União Europeia prorrogou por mais um ano as sanções contra o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, prolongando a sua vigência até Outubro de 2027. As medidas incluem congelamento de bens e proibição de viagens para os visados.

O Conselho da União Europeia (UE) prorrogou hoje por mais um ano, até Outubro de 2027, as sanções comunitárias contra o Estado Islâmico/Daesh e a Al-Qaeda, bem como contra pessoas, grupos e entidades associados a estas organizações terroristas.

"O Conselho da União Europeia prorrogou hoje as medidas restritivas autónomas da UE contra o Estado Islâmico/Daesh e a Al-Qaeda, bem como contra pessoas, grupos, empresas e entidades a eles associados, prolongando a sua vigência por mais um ano, até 31 de outubro de 2027", anuncia a instituição em comunicado.

De acordo com o organismo que junta os Estados-membros da UE, "a lista autónoma atualmente em vigor abrange 15 pessoas e oito grupos", sendo que todos os visados estão sujeitos ao congelamento de bens, enquanto os indivíduos estão também proibidos de viajar para a UE.

Além disso, é proibido a pessoas e entidades da UE disponibilizar-lhes fundos, ativos financeiros ou recursos económicos.

Estas medidas restritivas da UE complementam as impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o Estado Islâmico/Daesh e a Al-Qaeda.

No comunicado, o Conselho da UE salienta o "compromisso de combater a persistente ameaça terrorista representada pela Al-Qaeda, pelo Estado Islâmico/Daesh e pelas suas filiais regionais".

"Reitera igualmente a determinação em tomar medidas decisivas contra aqueles que continuam a ameaçar a paz e a segurança internacionais através do planeamento, financiamento e execução de atentados terroristas, bem como da divulgação da sua propaganda terrorista mortal em todo o mundo", lê-se ainda na nota de imprensa.

Desde setembro de 2016, a UE dispõe de um regime autónomo de sanções contra o Estado Islâmico/Daesh, a Al-Qaeda e as pessoas, grupos e entidades a elas associados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 out 2026 14:14

Editado porAndre Amaral  em  26 out 2026 16:39

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.