Durante o seu discurso, o Primeiro-ministro, que presidiu ao acto, garantiu que esta é apenas a primeira fase e que o Governo está a trabalhar no plano de ordenamento da Ribeira da Barca, pelo que em breve, mais investimentos serão concretizados para benefício da população desta pequena vila piscatória, a 16 km da Cidade de Assomada.
Ulisses Correia e Silva endereçou uma palavra às mulheres da localidade e que vivem da apanha de areia, um trabalho que, nas suas palavras “rende pouco no final do dia e, muito mal traz no final da vida”.
O chefe do executivo assegurou que já há parceiros internacionais dispostos a apoiar Cabo Verde e a Camara Municipal de Santa Catarina com alternativas de trabalho para estas mulheres chefes de família e que o Governo também está disposto a disponibilizar recursos para garantir melhores condições de vida e alternativas de emprego para as mulheres que trabalham na apanha da areia, uma actividade prejudicial para o ambiente, pela degradação de inertes.
A requalificação da orla marítima da Ribeira da Barca incluiu a construção de uma marginal, com parque infantil, praça, parque fitness e arruamentos.
Presentes neste acto que mereceu presença massiva dos ribeira-barquenses, estiveram ainda o Ministro do Turismo e Transportes, a Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, o Presidente do Fundo do Turismo, o recém-empossado PCA do Instituto do Turismo, deputados nacionais para Santiago Norte, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, entre várias figuras ilustres.