O Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes

PorManuel Brito Semedo,1 mai 2019 9:54

Homenagem ao Professor Baltasar Lopes da Silva ​Foi há 60 anos a publicação do primeiro e único número do Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes, do Centro N.º 1 da Ala N.º 2 da Mocidade Portuguesa (São Vicente, 1959), surgido “em continuação de uma tradição interrompida com a publicação do último número de Certeza”, da iniciativa de estudantes que integravam o “Grupo Cultural do 3.º Ciclo”.

Grupo Cultural do 3.º Ciclo

Obtida a autorização do reitor, na altura, Dr. Baltasar Lopes da Silva, o grupo promoveu palestras e saraus culturais e a edição do boletim, publicado em Março de 1959.

“Fizemos tudo isso com dinheiro da Mocidade Portuguesa”, explicou Abílio Duarte numa entrevista ao jornalista José Vicente Lopes (Cabo Verde, Os Bastidores da Independência, 1996). “Se Baltasar sabia?... Ele no fundo desconfiava, como era algo que lhe dava alguma satisfação, lá nos ia deixando fazer a nossa vida”.

É significativo que o Boletim dos Alunos, que se apresentava como Centro N.º 1 da Ala N.º 2 da Mocidade Portuguesa, não tenha feito qualquer referência à essa organização juvenil do Estado Novo criada em Dezembro de 1936 e alargada “à Mocidade Portuguesa das colónias, de origem europeia e à juventude indígena assimilada” em 1939. Este não-dito é significativo e muito mais importante do que aquilo que é declarado publicamente.

Desfolhando o Boletim

Para uma análise, ainda que breve, do conteúdo desse Boletim, nada como “desfolhá-lo”.

O Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes integra um estudo de Felisberto Vieira Lopes sobre “O Auto de Mofina Mendes”, pg. 1, 2 e 3; dois poemas de Corsino Fortes, “Folclore” e “Mindelo”, pg. 4; uma nota introdutória a dois poemas de Onésimo Silveira, “Praia de Bote” e “Frustração”, de Rolando Vera-Cruz, pg. 6; quatro linóleos de motivos locais: a velha figura popular de “Fanha” e “Bar de Salina”, de Abílio Duarte, pp. 3 e 5, “O menino e o coqueiro”, de Amílcar Duarte, pg. 7, e “oli leite”, uma composição de Aristides Hugo, pg. 9; a página do “Noticiário das actividades do Liceu”, pg. 8, que ilustra o liceu como um centro cultural da cidade:

13/12/1958

Sessão de música gravada. Falaram as meninas Maria Cândida Santos, Ana Ramos, Zilda Barbosa e Joanina Estrela que chamaram a atenção das colegas para actividades culturais e desportivas. Os delegados do Departamento de Cultura recrutaram os membros para suas Delegações.

20/12/1958

Palestra de Vladimiro Koenig sobre “Ciências Humanas”. Audição da “Ave Maria” de Shubert, acompanhada de um comentário biográfico feito pelo professor sr. Alves dos Reis. Esta sessão foi radiodifundida pela Rádio Barlavento em 21/12.

10/1/1959

Audição do “Primeiro Concerto para Piano” de Tchaicovsky. Comentários por Jorge Barros, aluno do sétimo ano de Letras. Palestra sobre os poemas de Onésimo Silveira, proferida por Rolando Martins. Leitura de dois desses poemas por Abílio Duarte. Jorge Alfama leu uma nota da Direcção sobre questões disciplinares.

14/1/1959

Mesa Redonda sobre Estilística da Língua Portuguesa, dirigida pelo sr. Reitor.

[…]

31/1/1959

Palestra de Felisberto Vieira sobre “Menina e Moça” de Bernardim Ribeiro e de Rolando Martins sobre Goethe. Leitura do primeiro acto de “Promete” deste autor, por Amiro de Faria que também, como nos anteriores, fez a apresentação desta sessão”.

e a ultima página, “Desporto”, assinado por Francisco St. Aubyn, Delegado de Futebol do grupo do Terceiro Ciclo.

Em síntese, o Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes constituiu-se num repositório cultural, ainda que efémero, dos “ultra novíssimos”, nas palavras de Adriana Carvalho (2011).

Da esq. para a dir.: 1º Plano – Dr. Aníbal Lopes da Silva, Jorge Alfama, Mizé Chantre, Dr. Baltasar Lopes da Silva, Zinha Aparecida, Amélia Vieira, Corsino Fortes;  2º Plano – Amiro Faria, Abílio Duarte, Humberto Bettencourt, Adrião Monteiro, Rolando Martins, João Monteiro; Prof. Augusto Pirico, Mário Frusoni, Isaac, Valdemar Lopes da Silva, Hermano Almeida, Luís Silva.
Da esq. para a dir.: 1º Plano – Dr. Aníbal Lopes da Silva, Jorge Alfama, Mizé Chantre, Dr. Baltasar Lopes da Silva, Zinha Aparecida, Amélia Vieira, Corsino Fortes; 2º Plano – Amiro Faria, Abílio Duarte, Humberto Bettencourt, Adrião Monteiro, Rolando Martins, João Monteiro; Prof. Augusto Pirico, Mário Frusoni, Isaac, Valdemar Lopes da Silva, Hermano Almeida, Luís Silva." style="width: 434px;

Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 908 de 24 de Abril de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Gil Eanes

Autoria:Manuel Brito Semedo,1 mai 2019 9:54

Editado porAndre Amaral  em  1 mai 2019 9:54

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.