DIA MUNDIAL DA ARQUITECTURA: 18. PALÁCIO DE JUSTIÇA DE SANTA CRUZ

PorExpresso das Ilhas,31 out 2007 23:00

image
À parte o esquema das escadas, mais contemporâneo, e justificado por razões de segurança, é utilizada uma tipologia de palácios, porém com uma organização simétrica mais elaborada, a simetria radiada, que confere ao edifício o efeito estético pretendido de equilíbrio na diversidade, sem a monotonia mais própria da simetria bilateral comum.

Palácio de Justiça. 2004. Santa Cruz, Santiago. Concurso. 1º Classificado. Nuno Ferro Marques, Autor. Davidson Maurício, Colaboração na Perspectiva 3D.

Procurámos, por intermédio da arquitectura, actuar sobre os utentes, sugestionando-os e incentivando-os a uma digna utilização deste edifício público, um aspecto de projecto fundamental num Palácio de Justiça.

A forma do edifício, o sombreamento com galerias, fachadas duplas ou outros dispositivos nas fachadas tais como as janelas basculantes, as persianas, a pala no centro da cobertura, o conjunto de pátios e saguões, e os pé-direitos (alturas dos pisos) altos actuam de forma concertada para um optimizado comportamento térmico do edifício.

À parte o esquema das escadas, mais contemporâneo, e justificado por razões de segurança, é utilizada uma tipologia de palácios, porém com uma organização simétrica mais elaborada, a simetria radiada, que confere ao edifício o efeito estético pretendido de equilíbrio na diversidade, sem a monotonia mais própria da simetria bilateral comum. Embora tal não se impusesse, agradou-nos esta interpretação do equilíbrio da balança que simboliza a Justiça.

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 out 2007 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 out 2007 23:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.