Um navio da Guarda Costeira espanhola atraca no Porto da Praia no próximo dia 21 para uma visita de quatro dias a Cabo Verde, revelou esta quarta-feira, a encarregada de negócios de Espanha em Cabo Verde, Rebeca Guinea Stal.
A responsável de negócios da embaixada de Espanha no arquipélago fez estas declarações durante a cerimónia de entrega de um conjunto de materiais destinados ao apetrechamento da Policlínica Militar no quartel de Achada Eugénio Lima, na Cidade da Praia.
Segundo Rebeca Guinea Stal, durante a sua estadia em Cabo Verde, o referido navio, o quinto a visitar Cabo Verde desde 2011, vai, juntamente com a Guarda Costeira cabo-verdiana “reforçar a vigilância marítima” nas águas nacionais.
Entretanto, no próximo ano, o navio-escola Delcano, das Forças Armadas de Espanha, escala o Porto da Praia, o que vai ser um acontecimento inédito na sub-região africana onde está inserido Cabo Verde.
Instada sobre a possibilidade de o Reino de Espanha reforçar a cooperação com o arquipélago no domínio da formação militar, Guinea Stal disse que este objectivo vai ser prosseguido.
Recordou que o seu país colocou à disposição de Cabo Verde 23 vagas para o ano 2013/2014, abrangendo diversas áreas, como informática, saúde militar e curso de Estado-maior.
Ainda sobre a cooperação entre os ministérios de Defesa dos dois países, Rebeca Stal disse que os equipamentos entregues à Policlínica Militar do quartel de Eugénio Lima, na Cidade da Praia, são uma resposta a um pedido formulado por Cabo Verde, em Outubro do ano passado, quando se realizou III Reunião da Comissão Mista de Cooperação Técnico-Militar entre Cabo Verde e a Espanha, na Cidade da Praia.
Do conjunto dos materiais entregues pela encarregada de negócios da embaixada da Espanha na Cidade da Praia constam camas hospitalares, colchões, lençóis, mantas, fronhas, luvas de látex, rolos de papel para macas, toalhas, mesas e cadeiras.