A companhia aérea cabo-verdiana (TACV) inicia no próximo dia 5 de Junho o voo regular entre a Cidade da Praia e o Recife, capital do Estado de Pernambuco, segundo destino da empresa no Brasil, depois de Fortaleza.
Fonte da companhia confirmou hoje à Inforpress que a apresentação do voo foi feita no dia 25 de Abril, na cidade de Recife, com a participação de diversas entidades estaduais e do representante da companhia africana, informa o site do Governo do Estado de Pernambuco.
A cerimónia de apresentação contou com a presença o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Mascarenhas, os secretários estaduais Felipe Carreras (Turismo, Desporto e Lazer) e Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico); com o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, o diretor da TACV no Brasil, José Luís Sá Nogueira, o trade turístico pernambucano e empresários locais.
José Luís Sá Nogueira destacou que "a operação oferece uma alternativa competitiva de ligação aérea para a Europa, aumentando a malha de ligações para a economia pernambucana, o que poderá gerar novas oportunidades de negócios. Oferece, também, pela primeira vez, a ligação com a África".
Em Fevereiro último o director comercial da TACV para a Península Ibérica, Mário Almeida fez também a apresentação do novo voo à imprensa, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde a companhia de Cabo Verde esteve integrada no pavilhão nacional, junto com outros operadores de turismo.
Mário Almeida afirmou que “a companhia tem uma excelente perspectiva sobre o desenvolvimento desta nova linha – a segunda para o Nordeste brasileiro, depois de Fortaleza aberta há 14 anos –, não só para os clientes individuais e de negócios, mas também para outros internacionais que optem por utilizar a TACV, depois de uma breve escala na Cidade da Praia”.
A aeronave que realizará os voos Praia/Recife é um Boeing 737-800 com capacidade para 174 passageiros. O voo para o Recife, vai ser uma vez por semana a partir de 5 de Junho, com partida às sextas-feiras e regresso aos sábados, com chegada à capital cabo-verdiana pelas 6h30 (hora local), lê-se no site companhia aérea.
Para o governador Paulo Câmara, a nova rota internacional vai impulsionar as relações institucionais e comerciais com o País africano. "Será muito importante para o nosso desenvolvimento econômico e cultural", ressaltou o governador, que também anunciou o início da operação do consulado de Cabo Verde no Recife.
"A instalação do consulado será muito importante para esse trabalho que se inicia com a implantação do voo”, sublinhou o governador Paulo Câmara.
O novo fluxo de pessoas indo e vindo vai exigir essa estrutura", pontuou o chefe do Executivo estadual.
Na ocasião, o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Mascarenhas apresentou também o cônsul de Cabo Verde no Recife, o pernambucano José Ricardo Galdino.
"O consulado do Recife será um instrumento muito importante na condução das nossas relações no turismo e no comércio", afirmou o diplomata, dizendo que a capital pernambucana está muito próxima de Cabo Verde em termos "geográfico e cultural".
A conquista da rota para Cabo Verde é resultado do actual momento que Pernambuco vive. E representa o crescimento e a importância do Estado no País", argumentou o secretário Estadual, Felipe Carreras.
O secretário salientou ainda que diversas ações serão realizadas com os agentes de viagem europeus e africanos, para que eles comercializem o voo.