Os agricultores em Ribeira da Cruz, no interior do concelho do Porto Novo, Santo Antão, querem construir uma unidade de produção e engarrafamento de grogue.
A informação é avançada pelo presidente da associação local de agricultores, Vanderley Lima, que explica que desde há muito que a localidade trabalha para a valorização do produto.
“Há muito que Ribeira da Cruz tem vindo a trabalhar para resgatar o bom grogue. O decreto-lei permite-nos trabalhar de outra forma, com um ponto de partida. Mas já antes pretendíamos fazer um projecto e organização toda a cadeia produtiva”, comenta.
Segundo o presidente da Associação de Agricultores de Ribeira da Cruz a ideia é englobar no mesmo espaço uma vertente de transformação.
“A ideia de criar a unidade é fazer um espaço onde não se inclui só grogue, mas também a transformação do produto, tendo como destino talvez o mercado turístico ou o mercado nacional”, acrescenta.
De acordo com Vanderley Lima, com o projecto, que procura financiamento, os agricultores e produtores esperam criar e consolidar a marca “Ribeira da Cruz” e assim contribuir para a melhoria da situação socio-económica das famílias locais.