A capital angolana, Luanda, está a braços com um surto de febre amarela, que afecta, particularmente, a zona de Viana. Sete pessoas já perderam a vida. As autoridades cabo-verdianas anunciaram o reforço de medidas preventivas e um aumento do controlo nos aeroportos. Mas o que é a febre amarela e como se transmite?
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um flavivírus , o vírus da febre amarela. A doença é transmitida por mosquitos e ocorre na América Central, na América do Sul e em África. O período de incubação varia de 3 a 7 dias após a picada pelo mosquito infectado.
Os sintomas são repentinos e podem ser febre, cansaço, mal-estar, dores musculares, especialmente na região lombar e abdominal, icterícia (olhos e pele amarelados). Também pode haver diarreia. A doença pode apresentar-se de forma grave, levando à morte.
Uma vez que a transmissão urbana da febre-amarela só é possível através da picada de mosquitos aedes aegypti, a prevenção da doença passa pela erradicação do vector através de medidas individuais e da melhoria das condições de saneamento e eliminação das condições que podem propiciar a sua reprodução, como aguas estagnadas. Uma pessoa infectada não transmite a doença directamente a outra.
Os riscos podem ser significativamente reduzidos através do controle da proliferação do mosquito e da vacinação de viajantes com destino às áreas onde pode ocorrer transmissão da doença. A vacina é a melhor forma de protecção individual.