Os familiares dos três passageiros desaparecidos na sequência do naufrágio do navio Vicente ocorrido a 08 de Janeiro de 2015, ao largo da ilha do Fogo, vão receber no início da próxima semana as referidas indemnizações, cobertos pelo seguro de responsabilidade civil do navio. A informação foi avançada hoje em Conferência de imprensa pelo Sindicato de Indústria, Metalomecânica, Transporte, Turismo e Comunicações (SIMATEC).
São cinco mil contos, que a seguradora tem disponível, para serem distribuídos pelos três familiares, cujos familiares, passageiros da embarcação, morreram no acidente.
A decisão saiu só agora porque, segundo o presidente do SIMATEC, Tomás Aquino, porque ainda não tinham saído as certidões de óbito, o que aconteceu hoje.
“O navio tinha apenas o seguro de responsabilidade civil que cobre apenas os passageiros”, esclarece.
Já as famílias dos tripulantes vão ter que aguardar. Tomás Aquino afirma que vão dar início a um outro processo, “certamente mais complexo”, porque existe um contencioso entre o armador e as seguradoras relativamente aos seguros de acidentes de trabalho. “As seguradoras dizem que o armador não tinha pago e o armador diz que tinha pago. Nós vamos dar entrada com um processo contra o armador e a seguradora a fim de apurar a responsabilidade”, garante.
Entretanto já deram entrada com um processo no Tribunal Civil de São Vicente, reclamando indemnizações aos trabalhadores, tando os desaparecidos como os sobreviventes em relação a direitos laborais, nomeadamente férias, salários em atraso.
“Estamos a ponderar ainda meter uma acção contra o Estado de Cabo Verde exigindo responsabilidade nesta matéria”, acrescenta.
São 15 as vítimas mortais do naufrágio do navio Vicente, da companhia Tuninha, ocorrido a 08 de Janeiro de 2015, ao largo da ilha do Fogo. Onze pessoas foram resgatadas com vida.
homepage








