Uma delegação de Congressistas dos Estados Unidos da América, chefiada pelo Senador, Edward John Markey do Estado de Massachusetts efectua este domingo, uma visita a Cabo Verde.
Segundo uma nota da embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, esta será a primeira etapa de uma visita a quatro países de África, incluindo Senegal, Nigéria e Libéria, visando o incremento de relações bilaterais, sobretudo nos domínios do comércio, segurança, e saúde.
Em Cabo Verde, a delegação pretende compreender melhor os desafios e sucessos de Cabo Verde, incluindo os investimentos do governo americano, no âmbito do Programa Millennium Challenge Corporation, a problemática do surto do Zika em Cabo Verde e discutir os objectivos comuns de cooperação, de segurança e desenvolvimento económico com membros do Governo.
Ainda no domingo, pelas 10 horas, a delegação, acompanhada pela nova Ministra Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos, Marissa Scott, de representantes da CRS e Cáritas estarão na zona de Cobom/Fonton (perto da ETAR), e visitarão o projecto Vetor Control and Community Surveillance For Zika in Cabo Verde (VECCOS).
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Cáritas de Cabo Verde e da CRS (Cáritas dos Estados Unidos), que visa reforçar as respostas do Governo no combate ao mosquito que provoca vírus Zika, assegurando que a mensagem de saúde chegue a todas as comunidades, em particular às zonas mais vulneráveis da Ilha de Santiago.
A delegação vai acompanhar os voluntários e farão campanha porta-a-porta, para passar informações às famílias no sentido de combater e eliminar os focos do mosquito Aedes, que carrega o vírus Zika.
Estima-se que o projecto, implementado pela Cáritas Cabo-verdiana, vai chegar a pelo menos 150 mil pessoas.
homepage








