Um tripulante do navio escola Juan Sebastian de Elcano da marinha espanhola morreu na passada sexta-feira no hospital de Santa Terezinha, no Recife, Brasil, vítima de malária que, segundo as autoridades sanitárias brasileiras, terá sido contraída pelo marinheiro aquando da escala realizada pelo navio na cidade da Praia.
O navio que seguia para Salvador precisou desviar rota para o Recife, depois ser conhecida a infecção. O militar, um homem de 29 anos, foi desembarcado "em estado grave, sedado e conectado à ventilação mecânica" e foi atendido na unidade hospitalar com "com suspeita inicial de encefalite viral", refere a Globo, citando a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
"Como vinha de localidade endémica para malária (Cabo Verde), foi feito o teste rápido que deu positivo para a doença. A infecção por malária foi confirmada após mais exames realizados pelo Labend, unidade laboratorial vinculada ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Apesar de receber a medicação e assistência específica”, o paciente acabou por falecer, aponta a nota da SES.