DGTR sensibiliza condutores sobre riscos de velocidade excessiva na estrada

PorLourdes Fortes,12 mai 2017 14:44

A Direcção Geral dos Transportes Rodoviários, em São Vicente, chama hoje a atenção dos condutores para a necessidade de se evitar condução em excesso de velocidade.

 

A delegada Sandra Rodrigues, que falava à imprensa à margem das actividades realizadas no Mindelo, para assinalar a IV semana Mundial das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, lembra que os dados recentes das Nações Unidas apontam que uma em cada cinco mortes por acidentes de viação deve-se a excesso de velocidade.

“É neste sentido que queremos chamar a atenção para a questão da velocidade excessiva. O excesso de velocidade é uma das principais causas de morte por acidente de viação no mundo”, sublinha.

 

 

No âmbito do dia da velocidade reduzida, vai estar na rua Fernando Ferreira Fortes, palco do evento, uma patrulha da Policia Nacional para registar se os condutores cumprem os limites legais de circulação.

“Hoje reduzimos nesta rua a velocidade de 50 [que é permitido, habitualmente] para 40 km/h e portanto a polícia de trânsito estará cá para registar a velocidade praticada durante este dia, para vermos se efectivamente esta acção terá ou não efeito. Queremos ver se os condutores vão cumprir os sinais que colocamos ao longo desta rua”, aponta.  

Segundo o mais recente relatório da OMS, a alta velocidade é responsável por um terço das mortes por acidentes de viação. A organização diz que os motoristas homens, jovens e sob influência de bebidas alcoólicas são mais propensos a se envolverem em acidentes relacionados à velocidade. Acidentes no trânsito continuam a ser, de resto, a principal causa de morte entre os jovens com idades entre os 15 e os 29 anos.

As estimativas da agência da ONU indicam que os prejuízos provocados por essas fatalidades custam aos países entre 3% e 5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes,12 mai 2017 14:44

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 mai 2017 10:52

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.