Número de pessoas obesas mais do que duplicou no mundo em quase três décadas

PorExpresso das Ilhas,11 out 2017 9:34

Esta quarta-feira, 11 de Outubro, é o Dia Mundial de Combate à Obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a data foi proclamada em 2015 para "apoiar soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável e para reverter a crise de obesidade".

 

Segundo a agência da ONU, a obesidade mais do que duplicou no mundo desde 1980. Em 2014, mais de 1,9 mil milhões de pessoas com mais de 18 anos estavam acima do peso. Destas, mais de 600 milhões eram obesas.

A ONU News conversou com João Breda, chefe do Escritório da OMS para doenças crónicas não transmissíveis, com sede em Moscou. Da Letónia, ele disse que "todos os dias deveriam ser de combate à obesidade", e ressaltou a importância da data para "chamar a atenção para um problema muito sério nas sociedades modernas".

“Uma boa parte dos jovens e dos adolescentes, crianças também, na região europeia da OMS tem problemas de excesso de peso e, por vezes, nós esquecemos muito disso. Estamos muito preocupados com as doenças crónicas não transmissíveis, mas por vezes esquecemo-nos que a obesidade está na base da diabetes e das doenças cardiovasculares e de muitos dos cancros também. E, portanto, é sempre fundamental prevenir e alertar, aumentar a atenção da população e dos políticos para essa matéria é essencial".

No início de Outubro, a OMS divulgou novas directrizes para combater a obesidade e o sobrepeso em crianças. Segundo estimativas, em 2016 a questão afectava cerca de 41 milhões de crianças menores de cinco anos de idade.

Breda, que também é gestor na área de nutrição e obesidade da OMS, afirmou que a obesidade infantil e juvenil, em termos globais, está crescendo. Para ele, a questão é "uma preocupação enorme" e tem uma explicação "muito simples".

"A alimentação tem mudado e está a mudar para alimentos processados, com muito mais calorias, muito açúcar, muitas gorduras, e, portanto, mais calorias e menos actividade física, porque uma das questões é que as crianças e os jovens têm elevados níveis de inactividade física, não cumprem as recomendações da OMS que são, pelo menos uma hora de actividade física, pode ser a brincar, a correr, no recreio, pode ser em actividades físicas mais organizadas, mas a recomendação é uma hora por dia e 70% a 80% dos adolescentes com idades de 11, 13 e 15 anos na Europa não atingem as recomendações".

Para João Breda, todos têm a "obrigação de promover hábitos mais saudáveis" em suas famílias.

O Dia Mundial de Combate à Obesidade busca aumentar a conscientização, melhorar políticas e partilhar experiências sobre a questão.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 out 2017 9:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 out 2017 9:43

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.