A cerimónia foi presidida pela ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, que no seu discurso destacou a melhoria das condições de trabalho.
“Penso que o outro espaço cumpriu a sua missão, funcionava desde o ano 2000. Creio que as condições iniciais não eram aquelas mas no final o espaço era pequeno, exíguo e não se podia estar da melhor forma. Estar da melhor forma é fundamental porque é a motivação essencial que os colaboradores precisam para se empenharem, para poderem servir mais e melhor”, afirmou.
Janine Lélis sublinhou a importância da eficácia dos serviços notariais na melhoria do ambiente de negócios.
“Os serviços do cartório e notariado têm uma importância significativa e está relacionada com a melhoria do ambiente de negócios que nós queremos. A melhoria do ambiente de negócios não acontece, naturalmente, com esta logística, acontece com o nível de desempenho e com a pro-actividade”,disse.
Distribuído por dois pisos, o novo Cartório Notarial tem uma área de atendimento público (rés-do-chão) e outra de serviços (primeiro andar). É mais amplo e funcional que o antigo espaço, há muito desadequado às necessidades dos utentes.