Iniciada na quarta-feira, 27 de Dezembro, nesta que é das maiores infraestruturas hospitalares de Cabo Verde, pretende-se com esta iniciativa operar um universo de 400 pacientes afectos de catarata até o próximo domingo, 07.
Nesta investida realizada em parceria com a Associação italiana Falcinelli e a Cruz Vermelha em São Vicente, a II Missão de Cirurgia conta com uma equipa multidisciplinar do Hospital Baptista de Sousa e o Ospital San Camilo em Roma.
De acordo com a presidente da Associação Kriol-ità, Maria Silva, para a materialização dos objectivos preconizados, a equipa médica proveniente da Itália e de Cabo Verde, está a trabalhar, de forma incansável, de modo a cumprir, de forma escrupulosa o programa previamente elaborado em concertação com o Hospital Baptista de Sousa.
Os pacientes, explica, previamente preparados pelo serviço de oftalmologia directa pela dra. Karina Mascarenhas são provenientes, essencialmente das ilhas do Barlavento, e segundo avançou Maria Silva, as consultas estão a ser vividas por momentos de grande emoção, sobretudo pelos pacientes que recuperam a visão.
Esta II Missão enquadra-se no âmbito do protocolo com o Hospital Baptista de Sousa, assinado no Mindelo em Abril último, visando promover o desenvolvimento sanitário da ilha de São Vicente, nas áreas da pediatria, neonatologia, cirurgia-geral e pediátrica, laparoscopica (diagnóstica e terapêutica) e cirurgia urológica.
A delegação desta II Missão é formada por Maria Silva (responsável), pela doutora Cristiana Vento Maria Cristina Petitti (voluntária), pelos cirurgiões oftalmologistas experientes como Vincenzo Petitti (líder da equipa médica) e Roberto Bonfili, pelo anestesista Pierluigi Margozzi, pela enfermeira Patrizia Paone e pelos técnicos para equipamentos Pietro Cannoli e Roberto Fastampa.
A equipa médica italiana fez-se de técnicos de laboratórios especializados e medicamentos apropriados para fazer face a problemáticas dos pacientes operados, o que para Maria Silva tem vindo a facilitar todo o trabalho, tendo em conta a forma como o Hospital fez todo o seu trabalho de casa em termos logístico, na criação de condições para o sucesso desta missão.
A Falcinelli Onlus goza de uma vasta experiência internacional na prevenção e tratamento da cegueira, face a profissionalização dos médicos envolvidos e aposta na sua assistência à população carenciada, quer seja italiana, quer seja estrangeira com o fim de prevenir e tratar a cegueira.
A ONG, que trabalha em regime de voluntariado e gratuitamente, está ainda ligada ao tratamento das patologias relacionadas com as alterações graves da córnea e que podem ser resolvidas, com sucesso, através da técnica cirúrgica definida osteo-odonto-queratoprótese desenvolvida pelo professor Giancarlo Falcinelli.
Constituí ainda objectivo desta colectividade a difusão da técnica cirúrgica de osteo-odontoqueratoprótese mediante processos de formação de médicos, médicos especialistas e pessoal de sala operatória e paramédicos no uso da mesma, mediante a instituição de bolsas de estudo específicas para a difusão da cultura do serviço ético às pessoas carenciadas.
A Kriol-ità nasceu há dois anos em Roma com o objectivo de reforçar as relações de amizade entre Itália e Cabo Verde no plano da cooperação descentralizada, mediante o diálogo entre instituições e a sociedade civil.
Na sua primeira missão ao arquipélago, a associação trouxe uma equipa médica que, no âmbito de cirurgias programadas, conseguiu operar mais de 20 crianças em São Vicente, com malformação orológica.
![]()
![]()
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 839 de 27 de Dezembro de 2017.
homepage








