Académicos de Cabo Verde e Brasil encontram-se para trocas culturais e literárias

PorExpresso das Ilhas,6 jan 2018 12:21

O espaço criado para promover estas trocas é o “I Seminário: Literatura, Educação e Cultura entre Irmãos - Brasil e Cabo Verde” que acontece a 15 e 16 de Janeiro na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Os promotores da iniciativa são de cá e de lá. Em Cabo Verde é a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa (CET-LP) e a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA) da Universidade de Cabo Verde. Do Brasil é o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Departamento de Letras de Itabaiana e a Coordenação de Relações Internacionais (CORI).

“O objetivo principal é promover um espaço de trocas culturais e literárias, em que estejam representadas a literatura e a cultura nordestinas e a literatura e a cultura cabo-verdianas, fazendo do evento o ponto de partida para outras ações que levem ao aprofundamento das relações humanas e institucionais e à elaboração de novas parcerias, envolvendo, inclusive, outras áreas do conhecimento”.

De acordo com informações partilhadas pela organização, a comitiva brasileira será composta por 22 integrantes. São docentes, graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de Sergipe, professores do Ensino Básico e ainda escritores daquele estado do nordeste brasileiro.

Da comissão que trabalha na organização do evento, que será acolhido pelo auditório do campus de Palmarejo, fazem parte os professores Amália de Melo Lopes e Manuel Brito-Semedo (Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa) e Maria Salomé Miranda (FCSHA - Universidade de Cabo Verde), Christina Bielinski Ramalho e Cleide Emília Faye Pedrosa (Universidade Federal do Sergipe).

A apoiar este intercâmbio estão ainda o Instituto Camões da Praia (IC), a Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL), a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Brasil), a Academia Gloriense de Letras, o CIMEEP (Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos), o Programa de Pós-Graduação em História da UFS e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFS/Itabaiana).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,6 jan 2018 12:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  6 jan 2018 12:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.