Começa encontro do Conselho Permanente dos Bispos da África Ocidental

PorChissana Magalhães,26 jan 2018 7:38

Cardeal Peter Kodwo Turkson
Cardeal Peter Kodwo Turkson(Filippo Monteforte/AFP)

Representantes das Conferências Episcopais dos países da de língua francesa, portuguesa e inglesa da região estarão reunidos na capital para analisar o andamento das igrejas locais, a organização, colaboração e cooperação entre as conferências episcopais.

Decorre até 30 de Janeiro, na Cidade da Praia, o VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos Católicos da África Ocidental.

A Família, os Jovens e a pastoral social serão os principais temas a abordar pelos 32 membros do Conselho que também irão se debruçar sobre a situação política nos respectivos países.

Ao site da diocese de Santiago, o cardeal Dom Arlindo Furtado avançou que que o encontro traz a oportunidade de se efectuar uma “avaliação geral do andamento dos trabalhos programados, o reforço da coesão das igrejas de diversas línguas e culturas, de forma a estarem mais unidas entre si e entre as igrejas locais e nacionais na costa ocidental da África”.

Convidado de honra do encontro, o cardeal ganês Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz no Vaticano, era um dos favoritos a suceder ao Papa Bento XVI e é hoje apontado como “o futuro da Igreja católica na era pós-Francisco”.

Prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral do Conselho, Turkson distingue-se pelo seu carisma e pelo domínio da oratória. Juntamente com o cardeal Dom Arlindo, o Núncio Apostólico, Monsenhor Luis Mariano, o bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, e os restantes bispos presentes ao encontro, ele presidirá a uma eucaristia solene no Domingo, dia 28, na igreja de Nossa Senhora da Graça.

Outro ponto do programa será a formação sobre “Liderança da Igreja em África» que propõe debater as melhores práticas e o saber estar na igreja e na sociedade e que irá contar com a participação dos presidentes das conferências episcopais.

Durante este VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos Católicos da África Ocidental antecipam-se os festejos do aniversário da criação da mais antiga Igreja da África - a diocese Santiago de Cabo Verde, em 31 Janeiro de 1533 (bula “Pro Excelenti”, do Papa Clemente VII).

O RECOWA é presidido actualmente, e desde 2016, pelo Arcebispo Ignatius Ayau Kaigama, da Nigéria. São vice-presidentes o bispo José Câmnate Na Bissign, da Guiné Bissau, e o bispo Alexis Touabli Youlo, da Costa do Marfim.

Dom Arlindo Furtado participou o ano passado pela primeira vez no encontro, tendo sido então nomeado membro da Comissão de Finanças.

O seminário de São José é o local escolhido para acolher o encontro cuja sessão formal de abertura acontece sábado, pelas 10horas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,26 jan 2018 7:38

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 jan 2018 13:03

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.