Decorre até 30 de Janeiro, na Cidade da Praia, o VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos Católicos da África Ocidental.
A Família, os Jovens e a pastoral social serão os principais temas a abordar pelos 32 membros do Conselho que também irão se debruçar sobre a situação política nos respectivos países.
Ao site da diocese de Santiago, o cardeal Dom Arlindo Furtado avançou que que o encontro traz a oportunidade de se efectuar uma “avaliação geral do andamento dos trabalhos programados, o reforço da coesão das igrejas de diversas línguas e culturas, de forma a estarem mais unidas entre si e entre as igrejas locais e nacionais na costa ocidental da África”.
Convidado de honra do encontro, o cardeal ganês Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz no Vaticano, era um dos favoritos a suceder ao Papa Bento XVI e é hoje apontado como “o futuro da Igreja católica na era pós-Francisco”.
Prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral do Conselho, Turkson distingue-se pelo seu carisma e pelo domínio da oratória. Juntamente com o cardeal Dom Arlindo, o Núncio Apostólico, Monsenhor Luis Mariano, o bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, e os restantes bispos presentes ao encontro, ele presidirá a uma eucaristia solene no Domingo, dia 28, na igreja de Nossa Senhora da Graça.
Outro ponto do programa será a formação sobre “Liderança da Igreja em África» que propõe debater as melhores práticas e o saber estar na igreja e na sociedade e que irá contar com a participação dos presidentes das conferências episcopais.
Durante este VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos Católicos da África Ocidental antecipam-se os festejos do aniversário da criação da mais antiga Igreja da África - a diocese Santiago de Cabo Verde, em 31 Janeiro de 1533 (bula “Pro Excelenti”, do Papa Clemente VII).
O RECOWA é presidido actualmente, e desde 2016, pelo Arcebispo Ignatius Ayau Kaigama, da Nigéria. São vice-presidentes o bispo José Câmnate Na Bissign, da Guiné Bissau, e o bispo Alexis Touabli Youlo, da Costa do Marfim.
Dom Arlindo Furtado participou o ano passado pela primeira vez no encontro, tendo sido então nomeado membro da Comissão de Finanças.
O seminário de São José é o local escolhido para acolher o encontro cuja sessão formal de abertura acontece sábado, pelas 10horas.