Novo estatuto dos Auditores e Contabilistas em 2018

PorAdilson Pereira,3 fev 2018 11:16

José Mário Sousa
José Mário Sousa

A aprovação do novo estatuto da Ordem Profissional dos Auditores e Contabilistas Certificados (OPACC) é esperado que aconteça ainda no decorrer deste ano, conforme avançou o presidente da Ordem, José Mário Sousa.

Segundo defendeu o presidente da OPACC, o novo cenário em Cabo Verde suscita uma revisão do estatuto da Ordem, tendo em atenção as evoluções tecnológicas, e a implementação das normas internacionais e adequação às legislações que vão sendo produzidas.

“Evidentemente, a realidade cabo-verdiana também exige que isso aconteça tendo em conta a perspectiva económica do país”, diz o presidente da OPACC, acrescentando também que o diploma já está na Assembleia Nacional.

Em relação à aprovação do documento, José Mário Sousa ficou mais confiante, conforme demonstrou, com a garantia dada, hoje, pelo primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva na abertura do II Congresso da OPACC.

Segundo José Mário Sousa, o II Congresso serviu para partilhar experiências entre os participantes e debater questões comuns e faz um balanço positivo.

“O impacto que tem, pela sala que está cheia desde manhã até agora. Todos os temas e paneis interessam a todos que estão cá. Trouxemos professores universitários, pessoas que têm experiência do PAFA do FIDEF, associações contabilísticas, experts contábeis, técnicos ligados à auditoria e contabilidade”, aponta.

Segundo o vice-primeiro ministro, Olavo Correia, que presidiu o acto de encerramento do II Congresso, há que implementar no país a cultura de melhores práticas num quadro de parceria com a OPACC.

“Com formação, informação, comunicação, trazendo especialistas de fora, partilhando conhecimento para que possamos fazer da boa governação empresarial, mas também da transparência, um acto de vida e uma forma de estar no mundo empresarial e no da política”, observa o ministro.

No acto de encerramento, Olavo Correia manifestou a vontade do Governo firmar parceria com a OPACC, visando a transformação de Cabo Verde num país modelo em matéria de transparência e da “boa governação empresarial”.

“A nível do Governo queremos estabelecer uma parceria com a Ordem para que possamos promover o bom governo corporativo a nível de todas as instituições que intervêm na economia e na sociedade cabo-verdiana”, afirma Olavo Correia.

Sobre os contábeis, conforme o vice-primeiro ministro, recai uma grande responsabilidade. “Da forma como as empresas possam ser governadas, bem ou mal, é que o jogo do nosso futuro será decido. Empresas bem geridas, bem governadas, é uma segurança enorme em relação ao nosso futuro”, diz Olavo Correia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Adilson Pereira,3 fev 2018 11:16

Editado porAndre Amaral  em  3 fev 2018 11:16

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.