A aeronave de vigilância marítima "P-3C CUP+ ORION", com um destacamento de 29 militares, vai realizar acções de vigilância marítima nas águas de responsabilidade de Cabo Verde entre hoje e terça-feira, adianta a embaixada em nota.
As acções de patrulhamento marítimo têm como principal objectivo contribuir para o combate ao tráfico de droga e pessoas, detecção de acções de delapidação dos recursos marinhos e de poluição marinha originada por navios em trânsito na região.
Prevêem ainda colaboração e apoio em eventuais operações de busca e salvamento na área de responsabilidade de Cabo Verde.
Esta missão decorre no âmbito da cooperação militar bilateral, na qual Portugal disponibiliza meios militares "para vigilância e operações de segurança marítima na costa oeste de África e no Golfo da Guiné".
Na segunda-feira, a aeronave irá ser visitada por cerca de 60 alunos da Universidade de Cabo Verde, dos cursos de Engenharia Electrotécnica e Engenharia Mecânica e por militares das Forças Armadas de Cabo Verde.