Óscar Santos prometeu dotar a Praia do seu Estatuto administrativo Especial

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,28 abr 2018 16:35

Óscar Santos
Óscar Santos Inforpress

O Presidente da Câmara Municipal da Praia, prometeu hoje trabalhar no sentido de se dotar a Praia do seu Estatuto administrativo Especial, conforme estipula a Constituição da República.

Óscar Santos, fez esta declaração na cerimónia solene para comemorar os 160 anos da elevação da então Vila de Santa Maria da Victória à categoria de cidade, que se assinala neste domingo, 29.

O edil praiense, prometeu também que no próximo ano a edilidade vai assinalar de forma especial os 60 anos da queda do paredão da assistência que matou 232 pessoas.

O autarca, adiantou que a passagem da efeméride que enlutou a Cidade da Praia e Cabo Verde em geral, será assinalada em parceria com a sociedade civil, estudiosos e investigadores.

“A Praia também viu coisas boas. Acolheu de coração aberto eminentes figuras mundiais”, realçou Óscar Santos, apontando o exemplo do padre António Vieira, que visitou a Praia por duas vezes, sendo a primeira a 20 de Dezembro de 1652 e a segunda a 08 de Setembro de 1661.

Em relação ao seu programa de governação, Óscar Santos disse que é “ambicioso” e que a Praia está a transformar-se numa cidade em “estaleiro”, tendo obras em curso ou já executadas, praticamente, em todos os bairros com o objectivo de proporcionar aos munícipes, melhores condições de vida.

“Apesar da seca que assolou o país, podemos concluir que foram atingidos os objectivos e as metas constantes do programa das actividades de 2017”, sublinhou, destacando a requalificação urbana e ordenamento, solidariedade social, cultura, economia criativa, ambiente, desporto e juventude.

O Presidente da República interino, Jorge Santos, disse, por seu lado, que chegou a hora de a Cidade da Praia ser dotada do seu Estatuto Especial conforme estipula a Constituição da República.

“Hoje, há cada vez mais necessidade de se cumprir a Constituição da República nesta matéria”, afirmou Jorge Santos, referindo-se ao Estatuto Administrativo Especial para a cidade capital do país.

As actividades comemorativas alusivas aos 160 anos da Praia prosseguem esta noite com um espectáculo em Quebra Canela, onde estão previstos fogos-de-artifício.

Em 1937, Praia tinha 7.937 habitantes e em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) passou para 159.027 pessoas. Hoje, tem 156 médicos e 237 enfermeiros contra quatro médicos e 16 enfermeiros, em 1937.

A primeira instituição do ensino secundário do país foi criada na Cidade da Praia, em 1937.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,28 abr 2018 16:35

Editado porDulcina Mendes  em  29 abr 2018 10:11

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.