Pesca ilegal: "existe é falta de empenho e vontade", alerta Biosfera

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,29 jun 2018 7:09

Osvaldo Lopes,  Fernando Monteiro, Tommy Melo;  Auxilio Matias
Osvaldo Lopes, Fernando Monteiro, Tommy Melo; Auxilio Matias(Rádio Morabeza)

​A associação ambientalista Biosfera volta a pedir a implementação de medidas de fiscalização para combater a pesca ilegal nas zonas costeiras. Tommy Melo, presidente da associação, fala em pesca destrutiva feita por mergulhadores que fazem caça submarina com garrafas e pescadores que praticam a modalidade de cross, com rede de malha.

Em conferência de imprensa conjunta com alguns pescadores artesanais, o ambientalista alertou para as consequências desta prática.

“Queríamos, todos juntos, rogar às autoridades competentes que se dignem a exercerem os seus papéis na fiscalização costeira, uma vez que a pesca ilegal com o uso de redes de malha, caça submarina com recursos a garrafas de mergulho e mesmo caça submarina desregrada estão a limpar por completo as nossas zonas costeiras, deixando sem sustento os pescadores artesanais que utilizam linha e anzol”, diz.

O dirigente associativo lamenta aquilo que classifica de inoperância das autoridades para combater a pesca ilegal nas zonas costeiras.

“As autoridades escudam-se da falta de meios, porém, ontem aqui na Galé, enquanto decorria a reunião de sei lá o quê para os nossos mares, uma enorme rede de malha, acompanhada de vários mergulhadores varria os baixios. Existe é uma falta de empenho e vontade, pois mesmo com os poucos recursos muito se podia fazer”, garante.

Fernando Monteiro, pescador há 30 anos em Santo Antão, afirma que os pescadores artesanais sentem-se abandonados pelas autoridades

“Quando um pescador chega, já lá está há uma semana, e vem um outro e em dois dias carrega e vai embora, nós é que ficamos com problemas. Tenho procurado apoio no INDP, Capitania, direcção geral das Pescas e até já mandei instalar uma câmera no meu bote para captar tudo o que é feito naquela zona”, refere.

Para Fernando Monteiro, a pesca artesanal está a morrer devido à exploração exagerada de recursos nas zonas costeiras. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,29 jun 2018 7:09

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 mar 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.