Dia da População assinalado na Praia

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,10 jul 2018 13:32

O Dia Mundial da População é assinalado hoje, sob o lema “O Planeamento Familiar é um Direito Humano”, escolhido pelas Nações Unidas. Para comemorar a data, a Comissão Organizadora - Rede Parlamentar da População e Desenvolvimento, UNFPA, Ministério da Saúde, Verdefam e a Rede de Jornalistas em População - realizam hoje na Assembleia Nacional uma conferência sobre “População e Desenvolvimento”

O presidente da Rede Parlamentar da População e Desenvolvimento, José Soares, em declarações aos jornalistas, diz que a finalidade da conferência é sensibilizar os jovens na questão do planeamento familiar, para que se torne um direito de todos. 

"Materializar aquilo que é o lema das Nações Unidas. Celebrar o dia da população, mostrar à juventude aquilo que é a dinâmica da população e incutir, sensibilizar para a questão do planeamento familiar, para que se torne também um direito humano de todos", explica. 

Noemi Rute, do Instituto Nacional de Estatística (INE), apresenta o painel “A dinâmica da população e das famílias em Cabo Verde” e avança que a população dependente está a diminuir no país.

"Isto resulta da diminuição da taxa de fecundidade, do número de filhos por mulheres, que tem vindo a descer consideravelmente". "Por exemplo, se repararmos, tínhamos sete filhos por mulher nos anos setenta. Actualmente, projecta-se um número médio de filhos por mulheres que ronda os 2.9", avança.

No decorrer da conferência será também apresentado o tema “Acesso aos cuidados de saúde sexual e reprodutiva das mulheres com deficiência e VIH”, pela professora Clementina Furtado da Universidade de Cabo Verde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,10 jul 2018 13:32

Editado porAndre Amaral  em  11 jul 2018 6:40

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.