O presidente da Rede Parlamentar da População e Desenvolvimento, José Soares, em declarações aos jornalistas, diz que a finalidade da conferência é sensibilizar os jovens na questão do planeamento familiar, para que se torne um direito de todos.
"Materializar aquilo que é o lema das Nações Unidas. Celebrar o dia da população, mostrar à juventude aquilo que é a dinâmica da população e incutir, sensibilizar para a questão do planeamento familiar, para que se torne também um direito humano de todos", explica.
Noemi Rute, do Instituto Nacional de Estatística (INE), apresenta o painel “A dinâmica da população e das famílias em Cabo Verde” e avança que a população dependente está a diminuir no país.
"Isto resulta da diminuição da taxa de fecundidade, do número de filhos por mulheres, que tem vindo a descer consideravelmente". "Por exemplo, se repararmos, tínhamos sete filhos por mulher nos anos setenta. Actualmente, projecta-se um número médio de filhos por mulheres que ronda os 2.9", avança.
No decorrer da conferência será também apresentado o tema “Acesso aos cuidados de saúde sexual e reprodutiva das mulheres com deficiência e VIH”, pela professora Clementina Furtado da Universidade de Cabo Verde.