Durante a apresentação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) 2017-2021, Raimundo Lopes disse que o valor ultrapassa os recursos disponibilizados pelo Governo.
"A produção de estatísticas oficiais é cara e conhecendo a realidade de um pais como Cabo Verde, onde os recursos são limitados, nos obriga ainda mais a fazer uma gestão mais eficiente e eficaz dos recursos que temos à nossa disposição", explica.
Por outro lado, o coordenador da ENDE,Fernando Rocha diz que a agenda estatística tem como um dos objectivo garantir a sustentabilidade financeira do sistema estatístico nacional.
"O grande objectivo dessa agenda estatística é o objectivo de integração e o melhoramento da coordenação estatística, o segundo objectivo tem a ver com garantir a sustentabilidade financeira do sistema estatístico nacional, um terceiro grande objectivo tem a ver com assegurar a produção dos indicadores para garantir o cumprimento dos planos estratégicos do país e também dos planos internacionais", avança.
A melhoria da qualidade de produção de estatística também é outro objectivo.
A ENDE está a ser elaborada desde Maio de 2017, com a colaboração da PARIS21 e com o apoio técnico e financeiro do Banco Mundial.