Apresentada Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,24 jul 2018 13:35

Presidente da Comissão Nacional de Estatística, Raimundo Lopes
Presidente da Comissão Nacional de Estatística, Raimundo Lopes(Rádio Morabeza)

​Dois milhões de contos é o orçamento destinado à agenda estatística para o período 2017-2021. Esta revelação foi feita pelo presidente da Comissão Nacional de Estatística, esta manhã, na cidade da Praia.

Durante a apresentação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) 2017-2021, Raimundo Lopes disse que o valor ultrapassa os recursos disponibilizados pelo Governo.

"A produção de estatísticas oficiais é cara e conhecendo a realidade de um pais como Cabo Verde, onde os recursos são limitados, nos obriga ainda mais a fazer uma gestão mais eficiente e eficaz dos recursos que temos à nossa disposição", explica.

Por outro lado, o coordenador da ENDE,Fernando Rocha  diz que a agenda estatística tem como um dos objectivo garantir a sustentabilidade financeira do sistema estatístico nacional.

"O grande objectivo dessa agenda estatística é o objectivo de integração e o melhoramento da coordenação estatística, o segundo objectivo tem a ver com garantir a sustentabilidade financeira do sistema estatístico nacional, um terceiro grande objectivo tem a ver com assegurar a produção dos indicadores para garantir o cumprimento dos planos estratégicos do país e também dos planos internacionais", avança.

A melhoria da qualidade de produção de estatística também é outro objectivo.

A ENDE está a ser elaborada desde Maio de 2017, com a colaboração da PARIS21 e com o apoio técnico e financeiro do Banco Mundial.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,24 jul 2018 13:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  25 jul 2018 7:16

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.