A informação foi avançada quinta-feira, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, pelo administrador da ANAS, António Pina, que comunicou que a empresa vai passar a disponibilizar anualmente informações sobre a qualidade da água para abastecimento público.
Para isso, defende que todos os intervenientes devem manter um “diálogo contínuo e aberto”, partilhando informações acerca da prestação dos serviços de abastecimento público.
De entre os intervenientes, António Pina indica o Governo e a administração pública, a entidade reguladora (ANAS), as entidades gestoras e os utilizadores, que têm missões específicas no controlo da qualidade da água.
A protecção das captações, minimização da contaminação no tratamento e prevenção da contaminação nas fases de armazenamento e distribuição são, segundo António Pina, exemplos de boas práticas no sistema de abastecimento de água.
“A ANAS, enquanto regulador do sector, pretende publicar o Relatório Anual dos Serviços de água em Cabo Verde, sintetizado em informação mais referente à qualidade da água para o abastecimento público referenciado a 31 de Dezembro de cada ano”, anunciou.
Neste momento, a ANAS está a trabalhar no relatório de 2017, que vai ser apresentado a 31 de Dezembro deste ano.
O Governo aprovou, a 06 de Novembro de 2017, o decreto-regulamentar que estabelece critérios e normas que definem os requisitos essenciais de qualidade da água destinada ao consumo humano.
A ANAS é a entidade governamental que tem por fim a implementação das políticas governamentais e a gestão integrada dos investimentos no sector da água e saneamento, bem como o planeamento estratégico.