Alunos do oitavo ano deixam de pagar propinas

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 ago 2018 12:23

1

​Os alunos do 8º ano de escolaridade deixam de pagar propinas a partir do ano lectivo 2018/19, cujo início está previsto para Setembro, garantiu hoje a ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal.

Desde o ano passado que os alunos do 7º ano de escolaridade deixaram de pagar as propinas, e, este ano, é vez daqueles que vão frequentar o 8º ano de escolaridade.

Em conversa com os jornalistas, a propósito da reunião do Conselho do Ministério, que decorre na Cidade da Praia, a ministra disse que o objectivo do Governo é levar a cabo esse processo de forma gradual, sendo que a intenção é  garantir a isenção generalizada no ensino secundário.

“A educação deve ser sempre inclusiva, e, desta forma, temos de garantir que os nossos alunos tenham melhores condições e também garantir que os familiares estejam melhor. Neste sentido, neste ano lectivo, os alunos do 8º ano de escolaridade deixam de pagar própria”, anunciou Maritza Rosabal.

O grande objectivo desta medida, salientou a governante, é combater o abandono escolar, que conforme indicou, é mais expressivo no ensino secundário.

“Os dados mostram uma ligeira diminuição dos abandonos, facto que consideramos muitíssimo importante, sobretudo a nível do ensino secundário, onde o abandono tem sido mais expressivo. Estas descidas mostram que está-se a ser mais eficaz no relacionamento com os alunos e na inclusão”, disse.

Durante três dias, o Conselho do Ministério, que integra delegados do Ministério de Educação de todos os municípios do país, vai analisar os resultados do ano lectivo findo, concelho a concelho, analisar os desafios de cada região e estabelecer directrizes para os ultrapassar.

Segundo Maritza Rosabal, de forma global, os resultados foram positivos, com melhorias, sobretudo, no 1º e 5º anos de escolaridade, e uma manutenção da situação a nível do ensino secundário.

Além da isenção de propina aos alunos do 8º ano de escolaridade, o novo ano lectivo vai ser marcado pelo reforço da vertente tecnológica nas escolas. Neste sentido, a governante promete que 44 laboratórios tecnológicos vão estar a funcionar nos estabelecimentos educativos, visando também a questão da inclusão dos alunos.

Em termos de manuais escolares adiantou que está-se a ter “muito cuidado”, por forma evitar situações registadas no ano passado.

“Vão sair novos materiais, este ano, que são experimentais, no caso do 2º, 6º e no 8º anos de escolaridade. Também há uma melhoria nos programas e materiais de 5º ano, caso do Português e da Matemática. Então, está esse processo a decorrer de forma normal”, explicou.

Os cadernos e os manuais já consolidados vão ser colocados para venda nas livrarias, mas os materiais experimentais devem ser adquiridos nas escolas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 ago 2018 12:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 ago 2018 9:40

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.