Alerta de mau tempo. INMG prevê chuva, trovoada, ventos fortes e grande agitação marítima

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) prevê, a partir de sexta-feira (31), e até sábado (1) um agravamento das condições meteorológicas, na sequência da passagem de uma depressão tropical. São recomendadas precauções.

O mau tempo deverá afectar todo o arquipélago a partir da manhã de sexta-feira, com maior incidência nas ilhas de Sotavento. O período mais crítico será na noite de sexta para sábado, prolongando-se pela manhã de sábado. 

Através de comunicado, o Instituto de Meteorologia faz saber que são esperados ventos fortes em todas as ilhas, muito intensos, com rajadas, em Sotavento. Igualmente, espera-se forte agitação marítima, inicialmente com ondas de Nordeste, rodando para Este e depois Sul, atingindo 4 a 6 metros em todas as ilhas, e acima desses valores em sectores críticos a sul do arquipélago. 

Prevê-se chuva em todo o país, moderada a forte em Sotavento, acompanhada de trovoadas, durante o período crítico. 

O INMG sugere medidas de precaução e segurança "face à ocorrência de ventos fortes, principalmente nas zonas de maior altitude" e também perante a provável "forte agitação marítima, com destaque para o litoral sudeste e sul das ilhas do Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava". 

São possíveis, confirmando-se as previsões meteorológicas, "enchentes nas zonas baixas e deslizamento de terras nas encostas", lê-se na nota enviada às redacções ao princípio da tarde desta quinta-feira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,30 ago 2018 13:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 mai 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.