"Uma mulher, uma cidadã, de todas as lutas, de todas as latitudes"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 set 2018 7:24

Helena Lopes da Silva
Helena Lopes da Silva(Sábado)

​Os Presidentes de Cabo Verde e de Portugal elogiaram na noite de terça-feira, em Lisboa, a vida de Helena Lopes da Silva, que morreu no sábado, destacando a importância que teve para as relações entre os dois países.

O Presidente de Cabo Verde realçou que Helena Lopes da Silva foi “uma lutadora por causas importantes, como a independência de Cabo Verde, a democratização do país, mas também por causas políticas e sociais em Portugal.

Na homenagem, Jorge Carlos Fonseca referiu-se a Helena Lopes da Silva como “Nena” e, de forma emocionada, justificou a sua presença como uma forma de transmitir a gratidão dos cabo-verdianos.

“Na qualidade de Presidente da República de Cabo Verde, fiz questão de estar presente nesta última homenagem para, em nome dos cabo-verdianos, transmitirmos os nossos sentimentos de gratidão, de reconhecimento, por uma profissional, uma mulher, uma cidadã, de todas as lutas, de todas as latitudes e cujo nome estará inscrito em muitas vitórias que conseguimos, inclusivamente na fraternidade existente entre portugueses e cabo-verdianos”, acrescentou aos jornalistas, à margem da cerimónia.

“Helena Lopes da Silva viveu com a coragem de se fazer contra os ventos. Contra o vento do império colonial, contra o vento da discriminação da mulher, contra o vento da universidade classista. Viveu e venceu”, salientou, por seu lado, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma homenagem póstuma a Helena Lopes da Silva, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

“Ao partir, muitos dos que aqui e lá longe a acompanham neste instante devem-lhe essa coragem, essa luta, essa vitória”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o chefe de Estado português, a participação de Helena Lopes da Silva, que foi médica cirurgiã, em causas, movimentos e partidos, “a que nunca negou o seu inesgotável empenho”, foram sempre resultantes do “imperativo de consciência de não calar” com que a ativista viveu.

Marcelo destacou ainda que através da sua profissão e das suas intervenções políticas, Helena Lopes da Silva “ajudou muitos portugueses e muitos cabo-verdianos”, considerando que será sempre um exemplo de luta por valores sociais.

Nascida em Cabo Verde, Helena Lopes da Silva tirou o curso de Medicina e exerceu a sua actividade profissional como cirurgiã e docente universitária em Portugal. Foi militante de esquerda pela libertação das ex-colónias portuguesas, membro da LCI, que deu origem ao PSR, cuja lista às eleições europeias encabeçou em 1994, e fez parte dos movimentos pelo ‘Sim’ à despenalização do aborto nos referendos.

Helena Lopes da Silva, que morreu aos 69 anos, manteve ainda um contacto intenso com Cabo Verde, onde fazia parte do Conselho de Estado.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 set 2018 7:24

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  4 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.