Presidente do Fundo de Água e Saneamento desafia operadoras a prestarem serviço de qualidade

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,18 set 2018 7:18

Água e Saneamento
Água e Saneamento

​O presidente do Conselho Directivo do Fundo de Água e Saneamento, Hélder Santos, desafiou segunda-feira as empresas e operadores que trabalham no ramo a prestarem um serviço de qualidade para poderem recuperar os custos e continuarem a fazer investimentos.

O repto foi lançado segunda-feira, na Cidade da Praia, momentos antes de presidir a uma conversa aberta sobre o financiamento do sector da água e saneamento – desafios e oportunidades, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), no âmbito do 5º aniversário, assinalado ontem, onde sublinhou que o financiamento constitui um dos maiores entraves para o sector de água e saneamento.

“A população tem de pagar pelo serviço que é prestado, sendo que água e o saneamento têm um retorno. E para além desse retorno, é preciso que as empresas e os operadoras que trabalham nesse ramo tenham a possibilidade de chegar ao máximo de pessoas possível e que prestem um serviço com qualidade para poderem recuperar estes custos e continuar a fazer investimentos”, precisou.

Segundo avançou Hélder Santos, neste momento as instituições financeiras no país têm disponibilidade financeira e capacidade para financiar, reconhecendo, por outro lado, que é preciso que as empresas apresentem projectos com qualidade e que tenham taxa de retorno económico favorável para que as instituições financeiras os possam financiar.

Para os próximos 20 anos, o Governo vai precisar de 70 mil milhões de escudos cabo-verdianos, de modo a garantir que até 2030 todos os cidadãos têm água potável e saneamento.

“É uma verba muito grande e o Estado não tem condições, sozinho, de angariar esse montante. Daí a ideia da criação desse fundo, que, através das instituições financeiras, parceiros nacionais e internacionais, possam angariar fundos para poderem fazer face às necessidades do sector”, constatou.

Criado pelo Governo, o Fundo de Água e Saneamento é a instituição que deverá disponibilizar meios financeiros reembolsáveis às estruturas responsáveis pela produção e abastecimento de água e serviços de saneamento.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,18 set 2018 7:18

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.