Conselho de Concertação Social reúne-se de olhos postos no Orçamento para 2019

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,15 out 2018 7:21

​O Conselho de Concertação Social (CCS) reúne-se hoje, na Cidade da Praia, tendo como o único ponto da agenda a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE).

A última reunião do CCS aconteceu em Agosto e as duas centrais sindicais cabo-verdianas uniram-se para exigir do Governo um Orçamento com aumentos salariais para os trabalhadores, visando repor o seu poder de compra.

Na ocasião, a líder da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, levou à mesa propostas relativas ao aumento do salário mínimo dos trabalhadores da função pública e melhoria da situação dos marítimos e dos trabalhadores da administração pública.

“Não podemos deixar que todos pensem que está tudo bem, quando nada está bem”, disse, referindo-se também à situação por que passam os marítimos, uma classe, segundo ela, “esquecida” e sobre a qual o Governo prometeu apresentar, no mês de Junho, um estudo para diminuição de idade de reforma, o que não aconteceu.

Por sua vez, a Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), segundo o seu presidente, José Manuel Vaz, apresentou um conjunto de preocupações que afectam os trabalhadores e que têm a ver com o desemprego, que quer que seja reduzido a 10%, assim como aumentos salariais.

“Queremos que os trabalhadores tenham maior poder de compra”, declarou.

A 30 de Setembro o Pimeiro-Ministro anunciou que, em 2019, os funcionários do quadro comum da Administração Pública serão contemplados com actualização salarial. Ulisses Correia e Silva fez este anúncio durante a abertura do ano político do seu partido, no Mindelo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,15 out 2018 7:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 out 2018 16:20

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.