Autoridades alertam para risco de peixe venenoso

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 dez 2018 10:30

Toxinas concentram-se principalmente na pele e no fígado
Toxinas concentram-se principalmente na pele e no fígado

O Ministério da Economia Marítima lançou um aviso sobre o avistamento recente de peixe do género Lagocephalus, conhecido por "peixe sapo", nas águas de Cabo Verde e recordou que é venenoso e a sua comercialização proibida

Em comunicado, o ministério dá conta de “vários alertas para casos de avistamento recente, nas águas de Cabo Verde, de peixes do género Lagocephalus, família Tetraontidae, vulgarmente conhecido por ‘peixe sapo’, e por ‘trintxante’ em algumas localidades”.

“Apesar de ser conhecido dos pescadores como sendo um peixe venenoso, as autoridades já estão alertadas para reforçar as medidas de sensibilização e fiscalização”, prossegue o comunicado.

O consumo deste peixe é proibido, assim como a sua comercialização, por ser uma espécie muito tóxica (as toxinas concentram-se principalmente na pele e no fígado).

Esta espécie desloca-se em pouca profundidade, podendo ser avistada tanto em alto mar como junto à costa, andando em cardumes.

A proibição da comercialização deste peixe está definida numa portaria que aprova e define as regras sanitárias aplicáveis à colocação no mercado dos produtos das pescas destinadas ao consumo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 dez 2018 10:30

Editado porAndre Amaral  em  3 dez 2018 8:59

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.