Bons Amigos e Câmara da Praia unem esforços para acabar com o problema dos animais de rua

PorDulcina Mendes,30 jan 2019 17:00

1

A associação Bons Amigos e Câmara Municipal da Praia pretendem, dentro de pouco tempo, registar todos os cães na cidade da Praia. Antes disso, realizaram de 3 a 27 de Dezembro do ano passado, castração, desparasitação, cirurgias especiais e registo dos cães, em alguns bairros da cidade da Praia.

Os resultados da campanha de castração e desparasitação de cães foram anunciados esta quarta-feira, pela autarquias e a associação

As actividades aconteceram nos bairros de Castelão, Paiol, Coqueiro, Achada Mato, Lém Cachorro, Achada Grande Frente e Jamaica, mas conforme o vereador de Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, todos os bairros serão abrangidos.

“Temos que tratar dos animais, desparasitá-los para que possam viver com melhor qualidade e sensibilizar a população. É isso que temos estado a fazer e temos resultados dessas acções”, indica.

Nos bairros, onde iniciaram as intervenções, foram castrados 1.619 cães, 2.430 desparasitados, 63 beneficiaram de cirurgias especiais e 1.045 foram registados, com brinco.

Segundo António Lopes da Silva, o trabalho visa diminuir a população canina na rua e dar tratamento adequado a esses animais. “Vamos castrá-los, evitar a sua proliferação. É o que temos estado a fazer”.

“Vamos criar um sistema de registo de todos os cães, e por isso apelamos às pessoas no sentido de colaborar com a câmara municipal e com a associação Bons Amigos, que vai executar todo esse trabalho, com o nosso apoio técnico e orçamental”, acrescenta.

Para Madueno Cardoso, da associação Bons Amigos, a castração vai resolver a problemática de cães na Praia, mas a sociedade civil tem um papel muito importante nesse sentido. “Se não tivermos a colaboração da população fica complicado atingir o nosso objectivo, que é de reduzir o número de cães na cidade da Praia, por isso apelamos aos munícipes praienses que participem no registo de cães em todos os bairros da cidade”.

António Lopes da Silva avança que se vai realizar, ainda este semestre, uma campanha de castração em massa, na cidade da Praia. “Já temos apoio de organizações internacionais”.

O registo dos cães terá início no mês de Fevereiro. “Vamos introduzir chip nos animais para que possam ser identificados, saber onde estão, quem são os seus donos, tipo de raça e se estão doentes”, acrescenta António Lopes da Silva.

“Estamos a fazer um trabalho muito interessante no terreno, para resolver as questões dos animais de rua da cidade, porque sabemos que a Praia não é primeira cidade que tem esse tipo de situação. Na Europa, muitas cidades estão com esse tipo de situação e foi resolvido dessa forma, nunca matando os cães”, sublinha.
Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,30 jan 2019 17:00

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 out 2019 23:23

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.