Durante todo o dia de hoje, as ruas do Mindelo estiveram animadas, sempre ao som das batucadas.
Coube ao Centro de Apoio a Doentes Mentais (CADM) da Câmara Municipal abrir o sambódromo, nesta tarde deste sábado, dia essencialmente dedicado às escolas. O CDM trouxe a animação sob o tema “Jogos”. Numa coreografia com jingas de capoeira, os pacientes do centro mostraram o que têm aprendido para manter o “corpo e a mente sã”.
Logo de seguida, chegava o Agrupamento 5, com um tema semelhante para fazer ouvir a mensagem de “desporto e saúde de mãos dadas”. As crianças cantaram a plenos pulmões a música que alertava para a necessidade de prevenção, de limpeza tanto corporal como nas nossas casas e ruas e ainda sublinharam a necessidade de fazer sempre um check-up médico.
Durante a manhã, quase nesta mesma linha, também o Agrupamento 4 tinha desfilado com os seus pupilos para chamar a atenção sobre o desaparecimento de espécies animais do planeta terra, que “deveria estar a preocupar toda gente”. Este foi o recado da “Escola amiga do ambiente”, que trouxe à rua aves, golfinhos, passarinhos e outros animais em trajes feitos com material reciclado.
No meio de mais de uma dezena de grupos que estiveram a desfilar, houve ainda temas diversos como o “Mundo encantado da Disney”, retratado pelo Jardim Bambi e outros, que embora sem definir muito bem o “enredo”, quiseram vir à cidade do Mindelo brincar o Carnaval, como foi o caso do Centro Acolhimento de Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE), da Canalona, Chã de Alecrim.
A animação na Morada continua nesta noite com o Trio Eléctrico Mindel Fantasy, que convida os mindelenses a “Somá na bóia” e mostrar o seu melhor, uma vez que vão ser atribuídos prémios às “melhores alas”.
Por estes dias, o centro da cidade do Mindelo estará sempre animado e ao sabor da batucada com cerca de uma centena de grupos que desfilarão até à terça-feira de Carnaval.