Boubou Dramane Camara falava durante a cerimónia de abertura do acto central, em Cabo Verde, das celebrações do Dia Mundial da População, que se assinala hoje, 11 de Julho.
Para o representante do Fundo das Nações Unidas para a População, os ganhos alcançados foram possíveis graças à implementação de políticas públicas que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das populações.
O UNFPA reitera a vontade de colaborar com o executivo e apelou aos governos a cumprirem os seus compromissos de acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva e direitos reprodutivos, conforme acordado na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), de 1994, e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
“Há 25 anos, nos países menos desenvolvidos, quase oito em cada 1.000 mulheres morreram durante a gravidez ou o parto, hoje essa taxa foi reduzida para metade", observou.
Durante o acto central das celebrações do Dia Mundial da População foi apresentado o relatório sobre a situação da população mundial 2019, intitulado “Um trabalho inacabado: a busca por direitos e escolhas para todos e todas”.