Actividades para todos os gostos

PorDulcina Mendes,4 ago 2019 15:52

As colónias de férias já estão a decorrer desde início desde Julho com actividades para todos os gostos. Em vários pontos do país há ofertas para as crianças durantes as férias escolares. Durante estes meses de férias, os pais têm a tarefa de escolher a melhor opção para os seus filhos.

Já estão a decorrer as actividades para as crianças durante as férias escolas, o merecido descanso dos alunos. Durante este período surgem várias ofertas para as crianças ocuparem os tempos livres. Uns são pagos e outros não. As colónias de férias, além de oferecerem às crianças alternativas durantes as férias, têm como finalidade desenvolver nelas o espírito de solidariedade e de partilha.

Também durante este período não há só acções para as crianças, mas também acontecem vários festivais e actividades de Verão nas praias de mar. Na capital do país está a decorrer a 2ª edição do evento desportivo “Praia Beach Games” na praia da Gamboa, em frente à Electra, com actividades desportivas e culturais. Na ilha do Maio, todos os anos a Câmara Municipal realiza actividades desportivas, na praia de Beach Rotxa.

Actividades sem aparelhos electrónicos

Constatamos que em vários pontos do país há ofertas para as crianças ocuparem os seus tempos livres. No âmbito das férias escolares, a Câmara Municipal da Praia apresentou de 16 a 19 deste mês uma exposição do pré-escolar com o tema “Educação para Todos”. Esta exposição decorreu na Praça Alexandre Albuquerque e visava mostrar e valorizar os trabalhos realizados pelas crianças dos jardins-de-infância da Câmara Municipal da Praia.

Na Academia de Artes Cesária Évora, na Praia, as actividades tiveram início no dia 8 deste mês. Costura criativa, teatro e dança são algumas das actividades que serão realizadas durante a oficina de Verão na Academia. Durante este período, as crianças não podem levar telemóveis para a oficina.

Apresentam ainda ofici­nas que vão desde aula de percussão, bateria, guitarra, iniciação musical instrumento e voz, onde oferecem um prolongamento e uma introdução às propostas anuais de base da Academia de Artes.

Ainda na Praia, o Instituto do Património Cultural (IPC), através da Direcção de Museologia e Museus (Museu Etnográfico da Praia e Museu de Arqueologia), realiza em todas as estruturas sob sua tutela, colónias de férias sob o lema “A divertir conhecemos a nossa cultura”.

As actividades realizadas destinam-se a crianças dos 5 aos 12 anos e visam sensibilizar e despertar nos mais pequenos a tarefa de preservação, valorização, divulgação e perpetuação do património cultural material e imaterial cabo-verdiano.

“Temos um leque de actividades para despertar nas crianças a noção daquilo que é o património. As actividades acontecem sempre dentro e fora dos museus, nomeadamente visita a outros museus, a alguns patrimónios como o Arquivo Histórico, oficina e ateliês pedagógicos e no Meseu Etnográfico para verem como é feito a conservação de objectos, escavação arqueológica, pequena demostração da arqueologia subaquática, actividades relacionadas com a expressão plástica, resgatar um pouco daquilo que é tradicional como confecção de brinquedos tradicionais”, explica a coordenadora das Colónias de Férias dos Museus de Cabo Verde, Aleida Aguiar.

Segundo Aleida Aguiar, as colónias de férias tiveram início no dia 15 de Julho e terminam no dia 15 de Agosto e visam divulgar os nossos museus e mostrar às crianças a importância de valorizar o nosso património.

“O nosso objectivo é despertar nas crianças a importância do nosso património. Quanto mais cedo tiverem a noção da importância do património mais tarde serão os guardiões, também para valorizarem o património e divulgá-lo. Este ano é a nossa quarta edição de colónia de férias e é realizada no Verão e na Páscoa. Só que no Verão há mais divulgação”, explica.

No Museu da Tabanca, em Chã de Tanque, no concelho de Santa Catarina, as colónias de férias começaram desde o dia 15 e nos Museus Etnográfico e de Arqueologia arrancaram esta segunda-feira, 29. Depois será a vez do Museu da Resistência no Tarrafal e o Museu do Sal, na ilha do Sal.

“A nossa colónia de férias é aberta. Este ano convidamos algumas crianças do Espaço Aberto Safende. Normalmente, trabalhamos com 30 crianças e no Tarrafal temos mais crianças, porque laboram com as comunidades”, explica.

“Notamos que temos tido bons resultados. Então, todos os anos procuramos sempre inovar nas actividades apesar de realizá-las sempre no mesmo espaço”.

No Centro Cultural Brasil- Cabo Verde (CCB-CV), na Cidade da Praia as oficinas de Verão arrancaram desde o dia 8 deste mês.

Segundo a professora do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde (CCB-CV), Elaine Cardoso cada oficina tem a duração de dez dias uteis. “Neste momento estamos com muitas crianças e temos diversas oficinas como culinária, informática, pintura macramê, circo e violão. Este ano, a novidade é o macramê, que é uma actividade que se realiza com fios de linha ou lã, onde tudo é feito manualmente e não se utiliza máquina”.

Elaine Cardoso sublinhou que as crianças gostam muito deste tipo de actividades, pois fazem vários objectos com os fios e linhas de lã como pulseira, suportes para vazos e outros.

O Centro Cultural realiza todos os anos oficinas de Verão, onde participam crianças da Cidade da Praia e de outras ilhas que optem por gozar as suas férias na capital do país. “Estas actividades são destinadas a crianças dos 6 aos 13/14 anos. “Diferentemente dos outros anos, este ano modificamos um pouco. Este ano, as crianças estão a fazer troca directa entre as oficinas”.

As actividades terminam no dia 16 de Agosto. “Além de diversão, o entendimento é que as crianças nas oficinas trabalhem um pouco a questão da solidariedade, da partilha, até mesmo de conhecer os seus limites. Hoje em dia percebemos que as crianças estão mais voltadas para os jogos electrónicos, então este é um momento onde contemplamos mais a brincadeira e o respeito ao colega”.

No Centro Cultural também as crianças não podem utilizar aparelhos electrónicos. “Durante as oficinas, estamos a tentar impedir ao máximo que as crianças utilizem os aparelhos electrónicos”, informa.

São Vicente

Na Academia Livre de Artes Integrada do Mindelo (ALAIM) decorre de 15 de Julho a 18 de Agosto a FAVA (Férias Artes Verão Alaim) para crianças dos 5 aos 13 anos de idade. São cinco semanas de actividades artísticas integradas e divertidas, com as oficinas Criatividade, Canto, Percussão, Dança Contemporânea, Hip Hop, Fotografia, Culinária, Sessões de Cinema, Pintura, Teatro e muitas surpresas.

Maio

O Centro Comunitário – Calheta do Maio promove desde o dia 16 de Julho até 16 de Agosto o Campo de Férias Verão 2019, com actividades para crianças entre os 10 e 15 anos de idade. Ainda no Maio, mais concretamente na Cidade do Porto Inglês, durante o Verão acontecem actividades desportivas e culturais para as outras faixas etárias.

Boa Vista

O Centro de Artes e Cultura (CAC) tem programado, de 22 de Julho a 11 de Setembro, um conjunto de actividades que vão desde aulas de artesanato, teatro, mini basket, passeios, canto, literatura, volley, jogos tradicionais, visitas institucionais, intercâmbio, dança e gastronomia. Estas actividades são destinadas a crianças dos 10 aos 13 anos de idade.

Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 922 de 31 de Julho de 2019. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,4 ago 2019 15:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 ago 2019 11:13

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.