Cooperação Luxemburguesa vai financiar projecto de energia solar fotovoltaica da Assembleia Nacional

PorInforpress,18 fev 2020 6:34

A Cooperação Luxemburguesa vai financiar o projecto “Sistema de Produção de Energia Solar Fotovoltaica” do palácio da Assembleia Nacional, que irá contribuir para a redução em cerca de 30% da factura da electricidade da instituição.

O acto de apresentação do projecto, Orçado em 150 mil euros, aconteceu esta tarde e foi presidido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e pelo o ministro da Cooperação e Acção Humanitária daquele país europeu, Frantz Fayot, que se encontra de visita a Cabo Verde.

Na ocasião, Jorge Santos realçou a importância do projecto financiado a 100% pelo Governo do Luxemburgo, que na opinião do chefe da casa parlamentar, irá resolver e diminuir a curto e médio prazo a factura energética da Assembleia Nacional.

“Hoje, estamos aqui a lançar este projecto de micro geração e produção de energia com acesso e utilização do sol que abunda e que temos todos os dias aqui”, referiu o presidente, que assegurou que o Luxemburgo é um dos parceiros mais importante de Cabo Verde.

Por seu turno, o ministro luxemburguês mostrou-se muito orgulhoso em poder contribuir para a instalação e montagem deste sistema, que, no seu entender, terá a responsabilidade de garantir um estilo de vida sustentável e inspirar a todos a serem mais ambiciosos em busca da eficiência energética.

Segundo Frantz Fayot, o projecto está inserido no programa de apoio ao sector de energia renovável da Cooperação Luxemburguesa e está a ser implementado com a parceria e colaboração do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) a nível da assistência técnica.

O ministro da Cooperação e Acção Humanitária luxemburguês encontra-se no país no âmbito das negociações do quinto Programa Indicativo de Cooperação (PIC) entre Cabo Verde e o Luxemburgo para o período 2021 – 2024, que irá sofrer um aumento de mais de 30%, passando os actuais 45 milhões de euros para cerca de 60 milhões.

O programa, que deve ser assinado entre Junho e Julho deste ano, no Luxemburgo, foi um dos assuntos tratados na reunião de trabalho entre a delegação cabo-verdiana e luxemburguesa, realizada hoje, na cidade da Praia, na sequência da visita de três ministros luxemburgueses ao arquipélago.

A delegação integra ainda a ministra do Ambiente, Clima e Desenvolvimento Sustentável, Carole Dieschibourg, e o ministro de Energia e ministro do Ordenamento do Território, Claude Turmes, que estiveram nas ilhas de São Vicente e Santo Antão e nesta terça-feira visita o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), na cidade da Praia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Inforpress,18 fev 2020 6:34

Editado porSara Almeida  em  18 fev 2020 12:17

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.