As chuvas, que há três anos que não caia em abundância como se assistiu nos últimos dias, causaram alguns estragos, como cortes de estradas, desabamento de muros e alagamentos, mas o sentimento dos homens do campo é de alegria.
Pois, depois de três anos consecutivos de seca, voltaram a ver água a correr nas ribeiras e todas as barragens da região, nomeadamente a de Poilão, no município de São Lourenço dos Órgãos, de Saquinho, Santa Catarina, de Faveta, São Salvador do Mundo, de Flamengos e Ribeira de Principal, em São Miguel, e de Figueira Gorda, Santa Cruz, a conservar as águas decorrentes das cheias.
No município de Santa Cruz, várias famílias amanheceram hoje nas ladeiras a lançar sementes à terra molhada, isso porque no concelho ainda não tinha chovido o suficiente, fazendo muitos agricultores esperarem por mais chuvas para fazerem a sementeira, com medo de perderem as poucas sementes que restam, devido a três anos de seca.
Entretanto, os que semearam antes já podem iniciar a monda, isso porque o milho já nasceu e ladeira está coberta de verde das palhas.
Nos arredores da barragem de Poilão a Inforpress encontrou José Tavares e a sua família a fazerem sementeira confiantes num bom ano agrícola, cientes de que são necessárias mais chuvas.
“Espero que de agora em diante as coisas corram bem porque estamos a semear com coragem e confiança nas chuvas”, mostrou.
Este agricultor assegurou que a barragem vai trazer muitos benefícios, estimulando a massificação da agricultura de regadio na região para que “daqui a uns dois dias haja a abundância dos produtos agrícolas”.
Porém, defendeu que é necessário pensar em estratégias de gestão da água dessas infra-estruturas, tendo em conta o cenário da seca vivido nos últimos tempos.
“A barragem está a reter água e penso que com mais chuvas daqui a uns dias se vai começar a lavrar a terra, para que as coisas melhorem e os produtos aumentarem no mercado”, manifestou.
Este agricultor perspectiva lavrar na sua propriedade no arredor da barragem de Poilão, introduzindo várias espécies de plantas leguminosas e frutíferas de forma a gerar rendimentos para a sua família.