COVID-19: Situação epidemiológica poderá ter "agravamento nos tempos próximos"

PorExpresso das Ilhas,3 mai 2021 11:28

Cabo Verde tem cinco vezes o limite definido para que sejam tomadas medidas mais drásticas. Entretanto, já foi declarada a situação de calamidade que, em caso de um maior agravamento, poderá levar a um reforço das medidas.

“Cabo Verde tem uma incidência elevada e uma tendência forte de crescimento de casos que tem provavelmente o risco da circulação da variante inglesa que é muito mais transmissível” disse Óscar Felgueiras, matemático e professor universitário na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em entrevista à TCV.

Tudo isto junto serão os “ingredientes suficientes”, segundo este cientista, para que se justificassem “no geral medidas mais restritivas”.

Para Óscar Felgueiras estes dados indicam que será quase inevitável que a situação epidemiológica, em Cabo Verde, “tenha um agravamento nos tempos próximos” justificada por “uma incidência elevada, de um crescimento forte” do número de casos, “de uma positividade acima dos 20% que indicia subnotificação” o que significa que “não se estão a conseguir detectar os casos da mesma forma que se detectavam quando a positividade estava mais baixa”.

Este cientista refere ainda que “aliando estes três factos com a circulação de uma nova variante (inglesa) que é mais transmissível, eu creio que será difícil, por enquanto conter o aumento de novos casos”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

COVID-19

Autoria:Expresso das Ilhas,3 mai 2021 11:28

Editado porAndre Amaral  em  11 fev 2022 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.