Cabo Verde vai receber primeiro Centro de Inteligência Colectiva em África

PorExpresso das Ilhas, Lusa,1 jun 2021 9:25

Selecção da primeira turma até ao final de 2021
Selecção da primeira turma até ao final de 2021

O Governo anunciou que o arquipélago vai receber este ano o primeiro Centro de Inteligência Colectiva em África, prevendo criar 3.000 postos de trabalho para programadores informáticos ao longo da próxima década

De acordo com informação do Ministério das Finanças, em causa está um memorando de entendimento para o efeito, já assinado entre o Governo e a empresa “Zona01”, para a criação da “Zona01 Cabo Verde”, a “primeira Zona de Inteligência Coletiva de África”.

“Trata-se da criação de um acelerador exponencial de oportunidades para a juventude e para a economia digital cabo-verdiana e africana. O objetivo é formar e criar 3.000 postos de trabalho para programadores informáticos num período de 10 anos”, destacou o Governo.

O executivo acrescentou que até ao final deste ano “300 jovens talentosos, de Cabo Verde e 26 países parceiros africanos”, serão selecionados através do mérito “com base nas suas capacidades cognitivas e na sua motivação” para integrarem “a primeira turma deste centro”.

“Nenhuma experiência anterior em programação de computador ou qualificações académicas serão exigidas”, referiu ainda a informação do Ministério das Finanças.

A nota explicou que a assinatura deste acordo de cooperação visa lançar um programa de ensino em programação e inovação digital, “que ambiciona desenvolver as competências técnicas e a empregabilidade dos talentos exigidos pela crescente digitalização da economia e do mercado de trabalho” em Cabo Verde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,1 jun 2021 9:25

Editado porJorge Montezinho  em  2 jun 2021 11:11

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.