Concelhos da Praia e de Tarrafal de Santiago com focos de mil-pés

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,4 out 2021 12:31

Ministro da Agricultura e Ambiente Gilberto Silva,
Ministro da Agricultura e Ambiente Gilberto Silva,Rádio Morabeza

Foram identificados dois focos de mil-pés nos concelhos da Praia e de Tarrafal de Santiago. O Ministro da Agricultura e Ambiente anunciou esta manhã, em conferência de imprensa, que os focos estão interligados, visto que foram encontrados em casas pertencentes ao mesmo dono, uma na Praia e outra em Tarrafal.

O ministro da Agricultura, Gilberto Silva, disse hoje, em conferência de imprensa, que os especialistas fitossanitários do ministério da Agricultura e Ambiente já visitaram os locais, fizeram recolha das amostras e identificaram a praga como sendo de mil-pés.

"Trata-se obviamente de uma situação muito séria, anormal, muito preocupante, pelo que, à semelhança do que aconteceu em 2013, o ministério tudo fará para de imediato circunscrever aqueles focos e eliminar a praga para que a situação volte à normalidade", esclareceu.

Gilberto Silva diz que ainda está por apurar se os mil-pés que foram encontrados na ilha de Santiago estão relacionados com a praga da ilha de Santo Antão.

O governante, avança que já está em curso um plano operacional para a destruição das plantas nas casas afectadas, bem como para o tratamento fitossanitário de todo o espaço envolvente, com recurso a produtos químicos. A zona infectada será posta em quarentena.

"Esta é uma medida profilática, ou seja a proibição da movimentação também da terra, da deslocação e circulação de plantas para outras localidades, nos concelhos e fora dela. Devo aqui sublinhar que a prega foi encontrada nos jardins destas casas, não em terrenos agrícolas, mas o ministério vai fazer uma prospecção muito mais abrangente a nível de toda a ilha ", explica.

O plano operacional também consiste no reforço do sistema de inspecção nos portos e aeroportos.

Gilberto Silva garante que o Ministério de Agricultura e Ambiente e demais autoridades tudo farão para impedir que a praga se alastre a outras localidades e terrenos agrícolas. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,4 out 2021 12:31

Editado porAndre Amaral  em  5 out 2021 7:11

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.