O comunicado do IEFP vem na sequência da denúncia dos atrasos no pagamento dos subsídios de estágios profissionais.
Num comunicado divulgado hoje, o IEFP refere que houve atrasos, mas que desta vez, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro. E anuncia que estão a ser introduzidos todos os processos no sistema para efeitos de regularização e liquidação dos três meses em atraso, e que os pagamentos começam a se efectivar a partir desta quinta-feira, 23.
Segundo, o IEFP, para além dos três meses em atraso, os estagiários irão receber também referente ao mês de Dezembro que deveria ser pago entre 5 a 10 de Janeiro mas que serão liquidados este mês.
Por outro lado, a instituição lamenta não ter havido compreensão num momento em que o mundo vive um contexto difícil, “em que a Instituição não poupou, em momento algum, esforços na mobilização de recursos, para garantir o normal funcionamento dos projectos e programas de emprego. Contudo, aproveitamos para comunicar através deste comunicado que já estão reunidas todas as condições para que os projectos de emprego, inclusive o programa de estágio profissional e empresarial, decorram com toda normalidade e sem sobressaltos nos próximos cinco anos”.
Em relação aos formadores com honorários em atraso nos projectos de formação profissional, o IEFP comunica que está a fazer de tudo para regularizar os pagamentos ainda neste mês de Dezembro.