Associação para a Implementação da Autonomia apresentada em São Vicente

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,10 ago 2022 14:02

​Apostar no desenvolvimento das ilhas através da autonomia e mudar o actual status quo são os principais objectivos da Associação para a Implementação da Autonomia (APIA), em fase de criação e apresentada hoje em São Vicente.

Em conferência de imprensa, realizada hoje, no Mindelo, Carlos Araújo, mentor da iniciativa, afirmou que a APIA trata-se de uma organização para a cidadania, sem fins lucrativos.

“[A associação] encontra na autonomia das ilhas um modelo apropriado de desenvolvimento. O objecto social que temos em vista tem como actividade principal viabilizar uma organização que contempla a autonomia das ilhas, dentro do estado unitário”, assegura.

O activista político considera que a criação da associação representa um ponto de viragem.

“Informar aos cabo-verdianos, e aos são-vicentinos, em particular, que hoje está a ser dada uma viragem na luta para a autonomia, uma autonomia cujo prazo para que esteja realmente a ser debatida, a nível nacional, ou que esteja encontrada a forma de a concretizar é de três anos. Uma autonomia que será encontrada no diálogo e na concertação”, refere.

Questionado sobre o tipo de autonomia que a APIA idealiza para o arquipélago, Araújo referiu a ambição de um governo da ilha e uma câmara diferente da actual estrutura.

“Um governo da ilha e uma câmara diferente da que está, que terá à frente um administrador e não um político. A política terá que ser exercida pelo pequeno governo da ilha. Num modelo com autonomia a vários níveis”, explica Carlos Araújo, que tem sido um dos principais activistas na defesa da autonomia e regionalização de São Vicente.

Carlos Araújo anunciou, ainda, a intenção da associação em promover uma candidatura à Câmara Municipal de São Vicente, descartando a hipótese do próprio ser candidato a presidente da autarquia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,10 ago 2022 14:02

Editado porAndre Amaral  em  30 abr 2023 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.