Inquérito anual sobre segurança alimentar em Cabo Verde arranca em Novembro

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,16 out 2022 10:07

Os últimos dados de Julho e Agosto apontam que cerca de 46 mil famílias estavam em situação de insegurança alimentar em Cabo Verde
Os últimos dados de Julho e Agosto apontam que cerca de 46 mil famílias estavam em situação de insegurança alimentar em Cabo Verde

Secretária executiva do Serviço Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), Rosa Semedo, anunciou que acção será realizada de 1 a 20 do próximo mês, a nível nacional.

“Este ano, em Novembro, estamos a preparar um inquérito nacional sobre a vulnerabilidade alimentar e nutricional das famílias. Este inquérito vai ser financiado pelo Banco Mundial e está a ser conduzido pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística e o Ministério da Saúde”, disse Rosa Semedo, em declarações à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra este domingo.

A secretaria executiva do Serviço Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN) recordou que desde 2018, o Ministério da Agricultura tem realizado inquéritos anuais para conhecer a situação alimentar das famílias cabo-verdianas.

O inquérito irá avaliar a situação das famílias, o consumo alimentar dos cabo-verdianos, a situação nutricional das crianças menores de cinco anos e a situação nutricional das mulheres em idade reprodutiva.

“As mulheres em idade reprodutiva são um grupo de risco, então vamos ter vários indicadores para podermos traçar o perfil e ver em que ponto as medidas que foram conduzidas tiveram algum impacto na situação, a nível nacional”, sublinhou.

“Pela primeira vez, vamos avaliar a situação das mulheres em idade reprodutiva a avaliar a prevalência do excesso de peso e obesidade. Temos o indicador que é muito importante para as doenças crónicas não transmissíveis e esperamos contar com a colaboração de todos”, reforçou,

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de Outubro em diversas partes do mundo. A data foi implementada para alertar sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,16 out 2022 10:07

Editado porJorge Montezinho  em  17 out 2022 8:30

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.