IPC e Instituto Marítimo e Portuário analisam possibilidade de parceria na recuperação dos faróis

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,16 dez 2022 7:12

​O presidente Instituto do Património Cultural manteve esta quinta-feira um encontro com o presidente do Conselho Directivo do Instituto Marítimo e Portuário, com quem analisou a possibilidade de parceria na recuperação dos faróis.

O encontro com Portuário Seidi dos Santos, de acordo com o presidente do IPC, Jair Fernandes, teve como objetivo a discussão de uma possível parceria entre os dois institutos, a fim de trabalharem num projecto de recuperação dos faróis existentes em Cabo Verde.

O presidente do IPC realça ainda que o projecto, para além da recuperação, pretende-se que os faróis, considerados como patrimónios histórico-culturais, possam ser edifícios integrantes da rota turística do país.

Jair Fernandes aproveitou o momento para falar sobre o mais recente programa do Governo, que será lançado brevemente, que irá trabalhar na restauração dos edifícios de alto valor patrimonial com o fim de reutilizá-los, de forma sustentável, como activos estratégicos, colocando-os à disposição do sector turístico.

“A inclusão dos faróis seria uma mais-valia e aliado à sua recuperação estaria também a vertente interpretativa, pois, trata-se de edifícios com memória histórica”, sublinhou.

No final do encontro, ficou acordado a realização de um inventário do estado de conservação de todos os faróis existentes no país, seguido da assinatura de um protocolo entre o IPC e o IMP para que o projeto seja efectivado.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,16 dez 2022 7:12

Editado porSara Almeida  em  16 dez 2022 17:33