FAO elogia liderança de Cabo Verde na agricultura com escassez de água

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2023 7:54

Abertura II WASAG
Abertura II WASAGNações Unidas Cabo Verde

​A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) elogiou esta terça-feira a “liderança” de Cabo Verde na agricultura com escassez de água, notando que isso tem contribuído para a melhoria da segurança alimentar no país.

“Em toda a África, Cabo Verde tem uma liderança em termos de agricultura em contexto de escassez de água, uma liderança que está a ser construída há muitos anos”, frisou a representante da FAO no país, Ana Touza, em declarações aos jornalistas, no âmbito do II Fórum Internacional sobre Escassez de Água na Agricultura (WASAG), que arrancou ontem na cidade da Praia.

Segundo a responsável, essa liderança do país tem sido em termos de irrigação gota a gota, mas outra inovação é o uso da água dessalinizada, num projecto que arrancou na segunda-feira em São Domingos, ilha de Santiago, com apoio da Hungria.

“E também utilização de águas residuais. Tudo isso são inovações”, frisou a também coordenadora residente interina do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, para quem a quantidade de hortícolas e frutas nos mercados do país é o resultado de todo esse trabalho dos camponeses, produtores, o Governo, sector privado e parceiros internacionais.

O impacto é na qualidade da nutrição, na disponibilização de alimentos na mesa dos cabo-verdianos, prosseguiu a responsável, que considera que o fórum, que vai discutir como fornecer água de melhor qualidade e melhor agricultura, “tem tudo a ver” com a segurança alimentar.

Considerando que Cabo Verde tem uma boa política em termos de gestão da água e combate à seca, a representante da FAO garantiu, porém, que o país não está sozinho, e que os parceiros internacionais estão dispostos a continuar a ajudar nessa caminhada.

“Cabo Verde já ganhou papel de liderança, já está na primeira linha de discussão desse tema, não só da discussão e também da implementação das boas práticas que tem para mostrar e tem uma liderança em termos do uso eficiente da água”, concluiu.

Sob o lema “Tornar a agricultura resiliente às mudanças climáticas, escassez de água, uma oportunidade de acção e colaboração”, o II Fórum Internacional WASAG vai decorrer até sexta-feira, com mais de 2.200 participantes, incluindo os que estão a assistir online, de mais de 80 países.

Agricultura biossalina, sistemas de irrigação pressurizada, água e migração, agricultor inclusivo, seca, inovação, tecnologia, dados, ciência, água e nutrição são alguns dos muitos temas que vão ser discutidos durante os quatro dias de trabalho.

O evento visa, entre outros, mobilizar compromissos políticos para acelerar as acções estratégicas, incluindo as políticas públicas e investimentos necessários para enfrentar a escassez de água na agricultura, formular mensagens assertivas sobre a escassez de água na agricultura nos principais eventos internacionais.

Também pretende proporcionar espaços de reflexões e contribuições para a avaliação a meio percurso do estágio de implementação dos Objectivos da Década Internacional para a Acção (2018–2028), na Conferência Mundial sobre a Água das Nações Unidas, em Março de 2023, e discutir as formas de tornar mais efectiva e impactante as parcerias para a implementação da nova Estratégia de Acção do WASAG no período 2021–2024.

O Quadro Global sobre a Escassez de Água na Agricultura (WASAG, na sigla em inglês) foi criado em 2017 pela FAO e reúne mais de 60 parceiros, incluindo governos e organizações intergovernamentais, agências da ONU, instituições académicas e de pesquisa, e organizações da sociedade civil e do sector privado de todo o mundo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

FAO WASAG

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2023 7:54

Editado porSara Almeida  em  8 fev 2023 14:07

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.