Ao longo prazo, os Dados da Projecções Demográficas 2021 a 2040, apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na Praia, apontaram com destaque uma diminuição acentuada da população nos concelhos de Ribeira Grande, Paul e Porto Novo na ilha de Santo Antão. Os dados apresentados mostraram que a percentagem da população jovem tende a diminuir enquanto que a população com mais idade, no país, pende para um aumento de forma gradativo.
Segundo o consultor internacional e técnico do INE, Gabriel Borges, os resultados mostram que Cabo Verde continua sendo um país de saldo migratório internacional negativo, ou seja, mais pessoas saem do que entram no país. Os dados apresentados também mostraram uma diminuição do número de crianças, e um aumento do número de idosos, em consequência da diminuição da fecundidade, e uma tendência para a redução da mortalidade.
“Aqui podemos ver uma diminuição do crescimento populacional com base na migração, uma queda na fecundidade, ou seja, as mulheres e as famílias estão tendo cada vez menos filhos e têm no longo prazo, também pudemos observar uma queda na mortalidade, embora recentemente registou-se um aumento da mortalidade por conta da covid-19, então a projecção mostra também um envelhecimento populacional”, explicou.
O secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, sublinhou que as estimativas populacionais intercensitárias de 2021 a 2040 são importantes porque acabam por fornecer informações essenciais para tomada de decisão em matéria de formulação de políticas públicas mais assertivas.
“Os dados indicam que há algum envelhecimento da população e com isto, teremos de preparar para o ónus demográfico, se é certo que neste momento ainda temos uma população jovem expressiva, mais os dados indicam que no futuro tenhamos uma população mais envelhecida, o que demandará medidas e políticas que irão impactar as questões previdenciárias, para termos um sistema de saúde mais preparado para dar resposta a essa nova situação que se desenha, e por outro lado permitirá também que se adequa até em termos de planeamento urbano nas questões de acessibilidade que estejam diriam mais consonantes com esta realidade que se desenha”, realçou.
O presidente do INE, João de Pina Cardoso, informou que as projecções tanto para o numero da população habitante como para as outras arias, tem como base, levantamento das informações no terreno e o Censo de 2021.
As projecções populacionais, em particular, são a principal fonte de dados populacionais entre o período intercensitário, fornecendo estimativas e indicadores demográficos importantes para o planeamento e monitoramento de políticas e acções nos sectores público e privado.
No contexto político, a projecção demográfica tem sido usada para orientar nas políticas públicas em áreas como à educação, saúde, previdência social, planeamento urbano, controlo de natalidade, migração e políticas de envelhecimento.