Segundo um comunicado do Governo, o projecto Hidroagrícola de Ribeira dos Picos visa criar condições para a fixação da população local, aprimorando a oportunidade de emprego e a segurança alimentar.
“As actividades executadas contemplam a construção de dois reservatórios de 600 m3 de água, a reabilitação de um reservatório de 300 m3 de água, a construção de quatro casas de abrigo e a reabilitação de uma casa de abrigo”, lê-se.
Inclui também a instalação de três parques solares fotovoltaicos, o reforço da capacidade do parque fotovoltaico do furo SP34 e a instalação de 14 km de condutas.
Ainda segundo a mesma fonte, espera-se que o projecto resulte na melhoria do sistema de irrigação nas regiões de Polonzinho/Tamareira e Setchani/Varze a Nova, assegurando a produtividade de 73 hectares de terreno, através da valorização das infraestruturas hidroagrícolas.
Além disso, a utilização da energia solar fotovoltaica visa reduzir o custo de bombagem de água, promovendo a eficiência energética dos sistemas de bombagem.
“A população directamente beneficiada totaliza 152 indivíduos, dos quais 129 são homens, 23 mulheres e 50 jovens. O valor total do investimento é de 68.501.751 escudos. Como parte do reforço de capacidades, foram desenvolvidas diversas acções de formação e mentoria, totalizando a participação de 249 pessoas”, consta.
Logo de seguida, o Primeiro-ministro presidirá ao ato de lançamento do projecto de dessalinização de Achada Ponta. Este projecto faz parte do Programa de Mobilização de Água para a Agricultura (PMAA), uma iniciativa que visa combater os desafios da água para agricultura e segurança alimentar em Cabo Verde.