Fundo saudita financia projecto hidrográfico em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,13 set 2023 14:05

Cabo Verde assinou hoje um acordo com o Fundo Saudita para o Desenvolvimento para financiamento de 17 milhões de dólares destinados ao desenvolvimento de três bacias hidrográficas, anunciou o Governo.

“Trata-se de um projecto que consiste na melhoria e desenvolvimento das bacias hidrográficas e na transformação do setor da agricultura” nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista, explicou o Ministério das Finanças e Fomento Empresarial na rede social Facebook.

Na assinatura, o Governo cabo-verdiano foi representado pelo secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota.

O projecto tem um orçamento total de 36 milhões de dólares (33,54 milhões de euros), sendo que 16,5 milhões (15,37 milhões de euros) serão financiados pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA, aprovado em 2021) e 2,5 milhões (2,33 milhões de euros) pelo Governo de Cabo Verde.

A assinatura do mais recente financiamento decorreu durante a visita de uma delegação do fundo saudita a Cabo Verde, para uma missão especificamente dedicada aos trabalhos a realizar nas três bacias hidrográficas.

O projecto tem como objectivo contribuir para o cumprimento da primeira meta dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, nomeadamente reduzir a pobreza, eliminar a fome, garantir segurança alimentar, melhoria dos alimentos e fortalecimento da agricultura sustentável.

Especificamente, pretende-se aumentar a mobilização das águas de superfície e subterrâneas, a extensão das áreas agrícolas irrigadas e implementar obras que protejam os solos contra a erosão, a par de campanhas de sensibilização sobre adaptação das atividades agrícolas às mudanças climáticas.

As bacias hidrográficas ficam situadas em Ribeira São João Baptista (ilha de Santiago), Ribeira Grande (Santo Antão) e Ribeira Calhau (Boa Vista).

Nas localidades indicadas serão construídos diques, poços, sistemas de bombagem com energia solar, reservatórios de irrigação, entre outras infraestruturas.

Serão igualmente ordenados 38 quilómetros de vias de acesso a parcelas agrícolas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,13 set 2023 14:05

Editado porAndre Amaral  em  14 set 2023 14:25

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.