Ribeira Grande: Delegacia de Saúde inicia vacinação de rapazes dos 10 aos 14 anos contra HPV

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,16 out 2023 11:12

A delegacia de Saúde da Ribeira Grande, Santo Antão, vai iniciar hoje nas escolas do concelho a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), abrangendo rapazes dos 10 aos 14 anos.

A informação foi avançada à Inforpress pela delegada de saúde da Ribeira Grande, Florentina Lima, que explicou que “não se trata” de uma campanha de vacinação, mas sim de uma estratégia para aumentar a cobertura de vacinados.

“Vamos vacinar os rapazes dos 10 aos 14 anos e também vamos aproveitar para vacinar meninas que não conseguimos vacinar aquando do lançamento da campanha”, frisou.

Segundo a médica, a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) vai ser uma “rotina” até porque, conforme a mesma, já consta do programa de vacinação do Ministério da Saúde.

Em Fevereiro, de 2021 o então ministro da Saúde na época, Arlindo do Rosário, avançou que a vacinação iria abranger, numa primeira fase, cerca de 4.900 meninas com dez anos, fez-se também o lançamento da vacinação contra a hepatite B e do caderno de saúde da criança e do adolescente.

A vacinação contra HPV lançada por Cabo Verde requer duas doses para garantir a imunização, com impacto na saúde das mulheres, na redução da morbidade e mortalidade.

O HPV, transmitido por contacto sexual, é responsável por 70 por cento (%) dos casos do cancro do colo do útero registados mundialmente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,16 out 2023 11:12

Editado porSara Almeida  em  5 dez 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.